ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
A canção francesa no Brasil: circularidades culturais e midiáticas
Raphael Fernandes Lopes Farias, Heloísa de Araújo Duarte Valente

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


O estudo ora apresentado é resultado parcial de pesquisa de doutorado sobre canções francesas em sua existência mediatizada, no Brasil. O texto aqui engloba aspectos históricos e culturais entre a França e o Brasil (ROLAND, 2005), e demonstra por meio de breve análise do circuito cultural e do mercado fonográfico a presença de um cancioneiro francês sobretudo no período 1940-1970, cujo auge se dá nos anos 1960 (VICENTE, 2008; MORELLI, 2008). Percebe-se a ocorrência de fenômenos de circularidade e nomadismo entre a música popular de ambos os países pelas turnês de cantores e pelas canções gravadas, de modo que o repertório francês sobrevive no consumo e no imaginário locais graças às bases fincadas no período aqui abordado.


Palavras-chave


Canção francesa. Mídias. Música popular brasileira. Industria fonográfica.

Texto completo: PDF