ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Estratégias de estudos para cantar e tocar violoncelo simultaneamente na peça Colóquio Op. 92 de Lindembergue Cardoso
Daiane Silva de Andrade

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


Este artigo aborda a peça Colóquio para violoncelo solo de Lindembergue Cardoso (1939-1989) enfocando os desafios da técnica de cantar e tocar simultaneamente presente na obra. Como procedimento metodológico foram estudados autores como Worley (2015) e Uitti (2006) e entrevistados violoncelistas como Coimbra (2021) e Vieira (2021) que costumeiramente utilizam essa técnica.  Após a coleta de dados foram criados exercícios que auxiliam o violoncelista a tocar e cantar ao mesmo tempo. Apesar da complexidade para intérpretes acostumados com a música de concerto e peça pode desenvolver flexibilidade no ouvir e uma expressividade para violoncelistas que usualmente não utilizam a voz cantada.


Palavras-chave


. Violoncelo. Lindembergue Cardoso. Colóquio. Cantar e tocar simultaneamente

Texto completo: PDF