ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

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Capricho de Choro de Hamilton de Holanda: elementos de notação e performance e seu papel na caracterização estilística, em confronto com a tradição e a inovação no choro
Priscila La Gatta Carminate, Bruno Soares Santos

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


O objeto do presente artigo consiste na análise da peça Capricho de Choro, de Hamilton de Holanda, segundo a partitura e a performance retratada em gravação pelo próprio compositor, voltada à orientação das tarefas de transcrição, arranjo, interpretação e performance. São avaliados elementos de tradição e de transformação do choro presentes na obra, tomando-se Almada (2006) e Valente (2014) como principais referências, percebendo-se a inovação notadamente em função do caminho harmônico incomum, com evitação de clichês harmônicos e melódicos, ao passo que a tradição é marcante na construção da melodia, no ritmo e na performance. Conclui-se, ainda, que a caracterização do choro, na peça, é mais forte na performance que na notação.


Palavras-chave


Capricho de Choro. Hamilton de Holanda. Caracterização estilística. Práticas de performance.

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