ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

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Waldemar Henrique pela Rádio Inconfidência: edição da obra “Foi Bôto, Sinhá!” a partir de transcrição de José Ferreira da Silva
Patrícia Valadão Almeida de Oliveira, Aline Azevedo Costa, Mirna Azevedo Costa

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


O patrimônio musical caracteriza-se, especialmente, por remeter tanto à dimensão material quanto imaterial do patrimônio. Lidando com estas duas dimensões, os acervos musicais têm como principais funções a preservação, pesquisa e comunicação do material resguardado (AZEVEDO, 2020), sendo que, em relação a este último quesito, encontram-se em posição privilegiada para favorecer ações que visem a performance contemporânea das peças resguardadas nestes espaços. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é contribuir para a preservação do patrimônio musical em suas vertentes material e imaterial a partir da disponibilização da edição e análise (LARUE, 1992) da obra “Foi Bôto, Sinhá!” do compositor Waldemar Henrique (1905-1995) a partir de manuscrito presente no Acervo da Rádio Inconfidência.

Palavras-chave


Musicologia; patrimônio musical; edição musical.

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