ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
A formação do professor que atua com o ensino coletivo de violão: um estudo de caso na Orquestra de violões da Paraíba
Johnatan Martins de Sousa

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


Este artigo é parte de uma pesquisa em andamento que estuda a formação do professor que atua com o ensino coletivo de violão. Assim, tem por objetivo geralcompreender como a prática violonística e a práxis de ensino se relacionam na formação dos monitores no projeto da orquestra de violões da Paraíba’. A pesquisa encontra-se em campo e tem por base teórica a aprendizagem colaborativa no ensino coletivo (VIEIRA, 2017), e o músico-professor na formação do professor (REQUIÃO, 2002). Tornou-se possível entender que o ensino de violão tem discutido de forma geral questões metodológicas, que o projeto busca preparar seus monitores para atuar no contexto da educação básica com o ensino coletivo de violão em horário extracurricular.

Palavras-chave


Ensino coletivo de violão. Orquestra de violões. Educação musical. Formação do professor de música.

Texto completo: PDF