ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Amplificar e ampliar o choro na educação básica
Camile Tatiane de Oliveira Pinto

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


O choro pode ser considerado como um dos primeiros gêneros instrumentais da música brasileira. Apesar de presente na cidade de Curitiba e nas diretrizes curriculares para a educação da cidade, é possível ampliar a sua presença nas salas de aula. Este recorte de uma dissertação de mestrado apresenta as possibilidades do repertório do choro no contexto do ensino básico, destacando as oportunidades de desenvolvimento musical que este gênero pode estimular. Considerando as características do choro (ALMADA, 2006; DINIZ, 2003, entre outros) e da prática da música popular (SANDRONI, 2000; GREEN, 2002, 2012), busca-se ampliar os repertórios e as vivências na educação musical escolar a partir da música brasileira.

Palavras-chave


Choro. Educação Musical. Música na Escola.

Texto completo: PDF