ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

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Apropriações do conceito de habitus conservatorial na literatura em educação musical: uma análise nos anais da ANPPOM
Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Amanda Martins Barbosa, Debora Andrade, Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Sara Paraguassú Santos do Vale

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


O texto apresenta uma análise de artigos que abordam o termo habitus conservatorial nos anais dos congressos nacionais da ANPPOM publicados entre 2012 e 2020. A pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico teve como objetivo analisar o uso e a apropriação do termo habitus conservatorial em pesquisas da área da Educação Musical, evidenciando quais os temas das pesquisas em que o termo é utilizado, quais os contextos empíricos dessas pesquisas, e como o conceito tem sido compreendido e colocado em ação nas análises empreendidas. Os resultados mostram a permanência da compreensão de um modelo conservatorial estático que é reproduzido, e a utilização do conceito numa aplicação direta nos dados empíricos, evidenciando a não compreensão do termo como uma construção típico-ideal e da teoria praxiológica de Pierre Bourdieu que o fundamenta.

Palavras-chave


habitus conservatorial. teoria praxiológica. pesquisa bibliográfica.

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