ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
A terapia cognitivo-comportamental como possibilidade de controle da ansiedade na performance do músico perfeccionista auto orientado
Patrícia Alonso, Sonia Ray

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


Pesquisas em psicologia da música destacam o perfeccionismo auto orientado como um dos principais gatilhos que levam o músico ao estado de alta ansiedade na performance musical. O objetivo deste trabalho é de sugerir a terapia cognitivo comportamental como principal caminho de reeducação cognitiva do controle da ansiedade do músico perfeccionista auto orientado. A metodologia adotada foi a revisão de literatura e representa uma primeira etapa concluída de uma pesquisa em andamento. A principal conclusão é que a categoria de músicos estudada apresenta (teoricamente) potencial para integrar a TCC a sua rotina de preparação para a performance. A literatura estudada mostra que técnicas como as aqui propostas pela TCC podem contribuir para o controle da expectativa de palco evitando agravamentos de quadros de ansiedade.



Palavras-chave


Ansiedade de performance musical. Perfeccionismo auto orientado. Terapia cognitiva comportamental. Preparação para a performance musical.

Texto completo: PDF