ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

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Música popular por caminhos decoloniais: reinterpretando contextos na formação em música
Daniel Silva dos Santos, Ana Paula Peters

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


O presente trabalho traz reflexões que consideram aspectos históricos naturalizados da música popular (AMADO, 2016; BESSA, 2015; CARMO, 2014; LIMA REZENDE, 2014, 2015, 2017) a luz de questões coloniais (QUIJANO, 1992, 2005), visando estabelecer rompimentos com tais naturalizações coloniais relacionadas às populações negras em dois gêneros musicais selecionados, o Choro e o Blues. Ao tratar de uma ação voltada a descontinuação de tais preceitos, através da presença da decolonialidade em processos educacionais na formação docente em música (QUEIROZ, 2020), entende-se estar mais próximo de práticas pedagógicas que sobretudo evitem o uso de vieses envoltos em colonialidades.


Palavras-chave


Música Popular; Educação Musical; Decolonialidade; Choro; Blues.

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