ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

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A desconstrução das pedagogias autoritárias e Educação Musical: discutindo metodologias para o ensino coletivo de percussão
Beatriz Woeltje Schmidt

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


O artigo tem como objetivo discutir metodologias do ensino musical, pontuando práticas pedagógicas herdadas do habitus conservatorial[1] ainda aplicadas na atualidade. A partir de um referencial teórico sobre pedagogias autoritárias, racismo e conservadorismo, observar de que maneira estes conceitos estão sendo constantemente reproduzidos nos processos de ensino da Educação Musical. Em contraponto, será abordado o ensino coletivo de instrumentos, em específico a percussão, que pode abrir possibilidades para uma nova perspectiva sobre os modos de ensino.


[1] Conceito abordado em: PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM, v. 22, n. 32, p. 90- 103 |, 3 Jul 2014.

 


Palavras-chave


Educação musical, Pedagogias autoritárias, Ensino coletivo de percussão.

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