ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
O Coro Acadêmico da UFJF: estratégias e recursos pedagógicos para o ensino remoto
Willsterman Sottani, Guilherme Pereira de Magalhães, Vinícius Gonçalves Arriel

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


Este relato de experiência descreve estratégias e recursos pedagógicos que foram adotados no âmbito do Coro Acadêmico da UFJF para adaptá-lo ao contexto da pandemia de Covid-19, a saber: estrutura do ambiente de ensino remoto; critérios para escolha de repertório; materiais de apoio; técnicas de ensaio; e técnicas de gravação com dispositivos não profissionais. O registro dessa experiência valeu-se de observação participante não estruturada e análise documental. Observou-se que não foi possível apenas transpor uma rotina presencial para o formato remoto, pois a mudança demandou o desenvolvimento de novas habilidades. Espera-se contribuir para planejamentos futuros de coros estudantis similares, reduzindo os impactos da nova realidade sobre eles.

Palavras-chave


Coro estudantil; Coro universitário; Coro virtual; Pandemia de Covid-19; Estratégias e recursos pedagógicos; Ensino remoto

Texto completo: PDF