ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
A Edu(comuni)cação Musical como um novo paradigma: o diálogo entre educação musical e educomunicação para uma prática pedagógica mais atenta à contemporaneidade
Eduardo Assad Sahão

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


Diante do atual cenário social imerso em plataformas tecnológicas e midiáticas, pensar uma educação musical condizente com a contemporaneidade é impreterível. Neste trabalho, busco sintetizar as principais ideias e resultados presentes em minha dissertação de mestrado, que investigou as possibilidades de diálogo entre duas áreas: a Educação Musical e a Educomunicação. Os procedimentos metodológicos pautaram-se na pesquisa qualitativa experiencial. Dentre os principais resultados estão a construção de conhecimentos musicais e desenvolvimento de uma musicalidade crítica, bem como a concepção e utilização mais conscientes de dispositivos tecnológicos e comunicacionais. Esta pesquisa apresenta uma nova abordagem pedagógico-social: a Edu(comuni)cação Musical.

Palavras-chave


Edu(comuni)cação Musical; Educação Musical Crítica; Educomunicação

Texto completo: PDF