ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

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Pulsão de morte e “Supereu conservatorial”: formulações incipientes sobre insalubridade psíquica na performance musical
Luigi Brandão, Flavio Barbeitas

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


Avançamos duas hipóteses a respeito da performance musical na música de concerto ocidental, formuladas a partir da metapsicologia do psicanalista Sigmund Freud e por uma percepção crítica da formação dos intérpretes musicais (tradição conservatorial) a partir de Bittar (2012), Reis (2014), Travassos (2005) e Pouradier (2007). A primeira hipótese procura lançar as bases para uma análise das exigências éticas e morais colocadas sobre o intérprete que as situe metapsicologicamente como superegóicas. A segunda investiga possíveis relações entre Supereu, pulsão de morte e sublimação na produção de práticas insalubres no estudo e preparação de performances.

Palavras-chave


Performance musical; Tradição conservatorial; Sublimação; Supereu; Pulsão de morte

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