ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

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O padre José Maurício Nunes Garcia e a modinha: a afrobrasilidade por excelência
Pedro Razzante Vaccari

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


Trata de amparar o estudo da modinha como resultado específico de sincretismo cultural afrobrasileiro, trazendo à tona, referenciais teóricos que evidenciam suas origens nas cordas dedilhadas dos centro urbanos brasileiros em meados do século XVIII, em que houve uma aglutinação de gêneros da modinha e do lundu, ambos de ascendência majoritariamente africana. Objetivou-se reconstruir o percurso da modinha urbana, depois imperial e de salão, sua ascensão no ambiente burguês português por meio de um negro, Domingos Caldas Barbosa, se descobrindo, ulteriormente, sua consagração na composição de 4 modinhas pelo compositor da Real Capela do Rio de Janeiro, o também negro padre José Maurício Nunes Garcia.

 



Palavras-chave


Padre José Maurício Nunes Garcia. Modinha. Afrobrasilidade. Sincretismo.

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