ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

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Rodolfo Caesar: materialidade, intertextualidade e narratividade na construção da forma musical
Jorge Luiz de Lima Santos

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


O artigo propõe uma reflexão sobre a forma musical no pensamento de Rodolfo Caesar, tendo por base principal a experiência empírica relatada pelo próprio compositor. Assim, propomos analisar o “problema” da forma na criação musical contemporânea sob a perspectiva criativa, buscando entender em que medida a forma como categoria ontológica se apresenta no processo criativo de Caesar. Dois conceitos nos auxiliam na busca da compreensão da forma nas obras analisadas: individuação de Simondon e intertextualidade.  Tratamos da análise de três obras do compositor, sugerindo elementos que tiveram papel na organização espaço-temporal de cada peça. Foi possível notar que a intertextualidade, em suas múltiplas dimensões, e a narratividade exercem papeis estruturantes na maneira como Caesar lida com suas necessidades formais nessas obras.

Palavras-chave


Rodolfo Caesar. forma musical. eletroacústica.

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