ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

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Educação musical e autismo: Um estudo sobre a percepção das mães a respeito do desenvolvimento de seus filhos nas aulas de musicalização
Sergio Alexandre de Almeida Aires Filho

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


A literatura sobre o autismo aponta um conjunto de características dessa população. Tais aspectos também se apresentam em situações de ensino e aprendizagem das crianças. Diante desse contexto, este trabalho se volta para as práticas da musicalização infantil, inserindo-se no campo da educação musical especial. Aqui, o objetivo é discutir como acontece o desenvolvimento de crianças autistas na aula de musicalização no Instituto Redescobrindo o Autismo e como os pais percebem esse desenvolvimento. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com trabalho de campo conduzido de julho a dezembro de 2019. Os resultados apontam que a música exerce um papel significativo na diminuição momentânea de características do autismo, promovendo a interação social e o desenvolvimento da linguagem, por exemplo.

Palavras-chave


Autismo. Educação Musical. Educação Musical Especial

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