ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

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Abertura de um jazigo musical: a edição de manuscritos e elaboração de arranjos de obras do compositor Samuel da Fonsêca
Marllon Eduardo Martins Silva, Marc Olaf Thiessen, Matheus Kenzo Funaki, Erickinson Bezerra

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


O ineditismo que inebria o corpus deste trabalho, emerge da manipulação e editoração dos manuscritos das obras do compositor Samuel da Fonsêca (1886-1939). Suas obras adormeceram em sacos de plástico desde sua morte em 1939, e se encontravam na posse de sua filha Inês Fonsêca. Nesta abordagem, através da pesquisa documental e da análise musical, foi possível editar as obras: Valsa Cecília, Quadrilha Assim não vai, Chôro Falla Cavaco e o Sorrir da Mulher. Os escritos de Guanais (2016) e de Lima (2018), fundamentam o objetivo de divulgar uma história musical perdida através do tempo. Como resultado desta pesquisa, os autores apresentam arranjos didáticos das obras em tela.

Palavras-chave


Samuel da Fonsêca; Acervo Inês Fonsêca; Edição de partituras; Arranjos didáticos

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