ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

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O uso estrutural da série em Totenvögel
André de Cillo Rodrigues, Amílcar Zani Netto, Heloisa Helena Fortes Zani

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


Este artigo analisa a peça Totenvögel, de Edward Steuermann, publicada em 1945. Trata-se de uma canção que integra o conjunto Brecht-Lieder, composto, ainda, por mais duas canções. A peça é dodecafônica, como ocorre com a maior parte das peças de Steuermann escritas a partir de 1923. Durante o texto, investigou-se a relação que se estabelece entre a estruturação da série e sua aplicação na peça, o que teve como propósito não somente evidenciar as idiossincrasias composicionais de Steuermann, mas o situar frente à obra de outros compositores que utilizaram o método, como Schoenberg e Webern. A análise mostrou como a série utilizada foi construída a partir de uma concepção relativamente econômica em relação às suas possibilidades intervalares, que sugere um posicionamento entre as propostas de Schoenberg e Webern. Em relação à sua aplicação na peça, percebe-se uma utilização extremamente livre, tendendo à complexidade, algo mais próximo da proposta schoenbergiana.

Palavras-chave


Análise musical; Método dodecafônico; Forma musical.

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