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Uma musicologia feminista no Brasil da década de 1930: a biografia de Chiquinha Gonzaga por Mariza Lira
Rodrigo Cantos Savelli Gomes

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


Apresento um estudo sobre a primeira biografia sobre Chiquinha Gonzaga, de autoria da musicóloga e folclorista Mariza Lira, lançada em 1939, com objetivo de apontar os indícios de uma musicologia feminista no Brasil na década de 1930. A pesquisa tem como base teórica os estudos da decolonialidade, subalternidade e interseccionalidade. A metodologia se ampara na Análise do Discurso para verificar as construções ideológicas presentes no texto. Verificou-se na escrita de Mariza Lira uma denúncia da opressão às mulheres musicistas, características que raramente encontradas noutros textos musicológicos de sua época. A autora propõe uma quebra nas abordagens hegemônicas nos estudos sobre a música brasileira e, por meio de Chiquinha Gonzaga, introduz de forma pioneira a perspectiva das relações de gênero para compreensão deste universo social.

Palavras-chave


Relações de Gênero. Musicologia Feminista. Mulheres na Música.

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