Políticas do Congresso

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois pareceristas, com base nos quatro parâmetros abaixo indicados. Cada parâmetro receberá pontuação de 1 a 5, em que: 1=insatisfatório; 2=razoável; 3=satisfatório=; 4=muito bom e 5=excelente. Serão aprovados trabalhos que tiverem igual ou superior a 14 pontos.

1. Importância do trabalho

Aspectos a serem considerados: atualidade do trabalho; relevância do assunto; contribuições trazidas pelo trabalho para o avanço do conhecimento (conceitual ou empírico) na área de música.

2. Conteúdo e estrutura do trabalho

Aspectos a serem considerados: clareza da redação; clareza do(s) objetivo(s); clareza na exposição das ideias; consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica; pertinência e qualidade técnica dos exemplos (se houver).

3. Resultados e conclusões do trabalho

Aspectos a serem considerados: coerência entre os objetivos e os resultados e conclusões; qualidade da discussão dos resultados; fundamentação das conclusões; limites e implicações do trabalho.

4. Elementos pré-textuais e pós-textuais (referências)

Aspectos a serem considerados: clareza do título; adequação das palavras-chave como indicadores de conteúdo; capacidade de o resumo sintetizar o conteúdo do trabalho, com ênfase na apresentação do(s) objetivo(s); adequação do resumo ao conteúdo do texto; qualidade da tradução do resumo e das palavras-chave; interlocução com a produção da área/diálogo com outros autores; consistência, atualidade e/ou relevância dos trabalhos referenciados.

 

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem os congressos atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.