[Subárea] Educação Musical
Universidade e atuação profissional: relações entre diferentes contextos de formação sob a perspectiva de músicos populares | |
Ana Luiza Miranda Pinto |
Documentação narrativa de experiências pedagógico-musicais: configurando um programa de música em uma escola pública de educação básica | |
Daniel Martins Pitanga |
[Subárea] Música Popular
Recursos adotados por Lula Galvão em solos improvisados: análise a partir do procedimento de “comparação entre objetos”, semelhante ao proposto por Philip Tagg | PDF PDF |
Victor Rocha Polo |
[Subárea] Performance musical
Interações entre notação, performance e escuta: contribuições do repertorio didático de música contemporânea para piano | |
Joana Cunha de Holanda, Irene Porzio Zavala |
A estratégia técnica de redução do movimento (SMRD) na prática da Danza Criolla V para piano de Alberto Ginastera. Organização e protocolo de um estudo de caso | |
Maria Bernardete Castelan Póvoas |
[Subárea] Musicologia, Estética Musical e Interfaces (Mídia, Semiótica, Musicoterapia)
Genesis of humor’s bad reputation and its inadequacy to the fine arts | |
Eder W. B. Pena |
A obra musical em deriva: um debate a respeito do intérprete e sua atuação frente a diferentes formatos composicionais | |
Daniel Gouvea Pizaia |
A opereta A Princesa do Catete de Euclides Fonseca (1854-1929): histórico e edição de uma obra da Belle Époque brasileira | |
Melina de Lima Peixoto, Mauro Camilo de Chantal Santos |
Marco Padilha: memórias e principais idiossincrasias temáticas e estéticas da sua produção musical | |
Jessé Máximo Pereira, Emerson Luiz de Biaggi |
Gluetube e a colagem de conteúdo online | |
Avner Maximiliano Paulo, Carlos Eduardo Oliveira Souza, Flávio Luiz Schiavoni |
As relações de poder e as instituições mantenedoras das bandas de música de Pedro Leopoldo/MG: um estudo de caso | |
Malaquias Carolina Pietra, Edite Rocha |
[Simpósio] 2.1.1. Choro no sentido lato
Identificando padrões de interpretação no Choro através da mensuração de performances de Jacob do Bandolim | |
Ivan Paparguerius |
[Simpósio] 2.1.3. Música, gênero, corpos e sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos
Diversidade e Resistência: uma pesquisa sobre as mulheres do Coral Universitário Clarice Sarmento | |
Rayssa Karoline Rodrigues Pereira, Maria Amelia Castilho Feitosa Callado, Thauan Silva Chaves |
Sônicas no Instagram: ciberartivismo e redes de mulheres na música em tempos de pandemia | |
Isabel Porto Nogueira, Ariadyne Ferranddis Ferranddis, Jalile Petzold, Antonella Pons |
[Simpósio] 2.1.6. Panorama da pesquisa sobre violão no Brasil
Acervos musicais: possibilidades para reconstrução de trajetórias e reabilitação de repertório para o violão brasileiro | |
Flavia Prando |
Aníbal Augusto Sardinha – o Garoto: um panorama dos trabalhos acadêmicos sobre o violonista e compositor | |
Caio Vitor Priori dos Santos, Leonardo Barreto Linhares |
[Simpósio] 2.1.10. A voz nos diversos contextos da prática musical
Onda Vai... Onda Vem...: as influências da performance na edição musical | |
Felipe Pillis Panelli, Paulo Castagna |
A pesquisa sobre canto coral nos anais da ANPPOM no período de 2015 a 2019 na subárea Educação Musical | |
Fábio Miguel, Felipe Pillis Panelli, Felipe Rodrigues Ferreira Perez, Emerson Pereira Tineo, Maicon Pereira Jacinto, Regina Celia Corso Marcondes do Amaral, André Laitano dos Santos, Willian Gomes Pedrozo, Agnelson Gonçalves, Helen Silva |