ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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Reflexões sobre as Práticas Pedagógicas de Professores de Flauta Transversal em Conservatórios Estaduais de Minas Gerais
Romario Allef Ribeiro Silva, Tatiane Rocha Matos, Livia Danielle Carvalho Fernandes, Antonio Carlos Guimarães

Última alteração: 2023-12-14

Resumo


O presente artigo é um recorte da dissertação intitulada "Professores de flauta transversal dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais: Reflexões sobre suas práticas pedagógicas". Neste trabalho, buscamos discutir as tendências encontradas nas assertivas de adesão dos professores de flauta transversal em relação a temas pertinentes ao planejamento e à estruturação da rotina de aulas, escolha do repertório, definição de estudos técnicos e métodos, bem como a formação profissional. O estudo busca discutir sobre a maneira como essas tendências influenciaram - ou não - a atuação dos entrevistados como professores de flauta transversal nos Conservatórios estaduais de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário no modelo likert, contendo frases assertivas que refletem diferentes discursos sobre o ensino de flauta transversal. As respostas dos participantes foram analisadas com base na teoria semiolinguística de Patrick Charaudeau, um importante teórico da Análise do Discurso Francesa. Essa abordagem permitiu a identificação de diversas perspectivas, pontos de vista, ideologias e valores presentes nas práticas dos professores. Os resultados revelaram uma diversidade de perspectivas e saberes no ensino de flauta nos conservatórios, enfatizando a importância de uma abordagem pedagógica personalizada. Essa abordagem valoriza a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, levando em consideração tanto a tradição quanto às inovações no ensino musical. Através desta pesquisa, torna-se evidente que a formação profissional e as crenças dos professores desempenham um papel crucial na maneira como abordam o ensino da flauta transversal. Além disso, o estudo ressalta a relevância de uma constante reflexão sobre as práticas pedagógicas, visando aprimorar continuamente a qualidade do ensino de música nos conservatórios.



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