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A Performance como Construção do Performer: um estudo a partir de Praia (2016) de Gustavo Bonin
Última alteração: 2022-09-18
Resumo
O objetivo deste texto é apresentar a ideia de Performance como Construção do Performer apoiada em três momentos de estudos e de apresentações públicas da peça Praia (2016) de Gustavo Bonin. A peça, escrita para violoncelo solo, engloba ações cênicas, entre elas, o uso da voz do violoncelista. A apresentação do texto mescla a escrita acadêmica, partituras, fotos, links para a escuta de duas versões da peça e relatos narrativos da performer. Assim, pensa no alargamento dos formatos de apresentação e se coloca como parte das performances da violoncelista, dialogando com as ideias tratadas no texto. Discute essas propostas com base nos Estudos da Performance de Richard Schechner e Victor Turner (2006) e Diana Taylor (2011), Augusto Boal (2009) e Elyse Pineau (2013), em diálogo com a ideia de musicar de Christopher Small (1999) e com a concepção de micropolítica de Suely Rolnik (2019). Como conclusões considera que as ações de performance, mais do que contruir uma peça musical são parte de construção da pessoa do performer.
Palavras-chave
Performance, Performer, Música Cênica
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