ST1 - Acervos Musicais Brasileiros
O acervo da banda em revisão | |
NIRA AZIBEIRO POMAR |
ST3 - Educação Musical Especial em contextos diversificados
Outras experiências sensoriais possíveis. Notas preliminares sobre a implementação do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência (NAEP) na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) | |
Edimilson Rodrigues de Souza, Gleidson Jordan dos Santos, Monique Traverzim, Rafael Peres Martins |
ST4 - Música e Cultura Digital
Educação musical, YouTube e Cultura Participativa: Revisão de literatura de uma pesquisa em andamento | |
Lucas Benjamin Potiguara |
ST5 - Música e pensamento afrodiaspórico
Ações afirmativas na docência superior em música: cotas para pessoas pretas e pardas em discussão | |
Eurides Souza Santos, Agata Christie Rodrigues, Amana Veiga Santos, Eduardo Guedes Pacheco |
ST6 - Música no contexto amazônico
Práticas musicais femininas em Belém do Pará, até a primeira metade do século XX: colonialidade e questões de gênero | |
Luana Santana Pensador, Dione Colares de Souza |
SA1 - Composição e Sonologia
Compondo performances: explorando outras expressividades em performances musicais | |
Caio Costa Campos, José Henrique Padovani |
Escuta informada por descritores de áudio na composição instrumental | |
Júlio Guatimosim, José Henrique Padovani |
A comprovisação a partir de contornos fotográficos na polimicrotonalidade da peça Topografia nas Vizinhanças das Dunas de Stella Maris, para orquestra de violões | |
George Cristian Vilela Pereira, Marcos da Silva Sampaio |
Modularities in interactive music: a case study in the piece XXXXXXXXXXXX (2023) for cello and live electronics | |
Afonso Felipe Galdino Leite Romagna, José Henrique Padovani |
Experimentalismo musical do Nordeste | |
Marco Pinagé, Valério Fiel da Costa |
Notas sobre a escuta (e colaboração na educação) | |
Daniel Fils Puig |
Composição musical e intertextualidade: aspectos da remissão em um experimento composicional | |
Fabrício Solano Gonçalves, Acácio Tadeu Camargo Piedade |
SA2 - Educação Musical
Colonização na educação musical?: uma análise do ensino de piano à luz da colonialidade | |
Géssica Purcino, Douglas Purcino |
A embocadura no trompete fundamentos teóricos e abordagens pedagógicas nas perspectivas de Farkas e Hickman | |
Rafaella Goi Pereira |
Antes tarde do que nunca: adultos que buscam aulas de instrumento | |
Maura Penna, Ingrid Simplício, Ana Rosa Fernandes, Rayssa Melo |
Um bom professor de música: uma análise das percepções de licenciandos mineiros | |
Marcus Vinícius Medeiros Pereira |
Conteúdo programático dos cursos de trompete erudito dos conservatórios de São Paulo: uma análise | |
Wellington de Sousa Pinto, Maico Viegas Lopes |
Rádio Livre: experiências musicais e comunicacionais com estudantes privados de liberdade a partir da produção de podcast e da análise de raps, na Escola Estadual Antônio Carlos Gomes da Costa, em Ananindeua – Pará, Brasil | |
Arlindo Alves Aguiar Junior, Alcir Nascimento Costa, Lucian José de Souza Costa e Costa, Simony Suely Paes de Souza, Aureo Del DeFreitas Júnior |
O Ensino de Piano e o Transtorno do Espectro do Autismo | |
Maria Teresa de Souza Neves, Betânia Parizzi, Natália Nunes, Kassia Emmerich |
O ensino de música na Congregação Cristã no Brasil: relato da oficina de violino em Vila Velha | |
fernandes jose fernandes, HELLEM PIMENTEL |
A formação musical do músico atuante na Arquidiocese de Montes Claros: resultados da segunda fase da pesquisa | |
Wellison Oliveira da Luz, Luana Soares Pereira, Wagner Fillipe Rodrigues Siqueira, Renaldo Rodrigues do Amaral, Maria Odília de Quadros Pimentel |
SA3 - Etnomusicologia
Práticas decoloniais para o canto coral: aprendendo e cantando a cultura árabe | |
Amabile Alves Rudeck Brunelli, Hellem Pimentel |
Un diablo amable y juguetón, personaje clave para conservar una tradición. | |
Jorge Alberto Paz |
SA4 - Música Popular
A concepção de “música popular brasileira” para alunos e professores da Universidade de Música Popular Bituca | |
Luiz Carlos Figueiredo, Hellem Pimentel |
SA5 - Performance Musical
Performance, gênero e identidade: um relato sobre me reconhecer como percussionista | |
Tamiê Pages Camargo |
Suíte IV em sol maior de Silvius Leopold Weiss para alaúde, ao violão: processos de adaptação, aspectos técnico-idiomáticos e escolhas interpretativas | |
Igor Araújo Pereira, Luciano Hercílio Alves Souto |
O Lied N.º 2 para piano de Pedro de Castro (1895-1978): contexto histórico, análise e edição | |
Myrian Ribeiro Aubin, Maurício Veloso Pinto, Patrícia Valadão Oliveira, Mauro de Chantal Santos |
Habilidades em piano colaborativo: capacidade e percurso dinâmico do foco de atenção na leitura musical | |
Taiur Agnoletto Fontana, Maria Bernardete Castelan Póvoas |
A filosofia da diferença na relação entre ambientes e performance musical com instrumentos de cordas friccionadas | |
Marta Martins Pederiva, Natália Cristina Pinheiro Dantas |
Técnicas estendidas no repertório solista do contrabaixo acústico | |
Natalia Cristina Pinheiro |
Uma aula com Keith de Léa Freire | |
Heriberto Cavalcante Porto |
SA6 - Musicologia
Música como virtualização da linguagem | |
Silas Luz Palermo Filho |
SA7 - Teoria e Análise Musical
Análise das figuras de retórica nos dois primeiros movimentos da cantata Ad Manus (BuxWV75/3) de Dieterich Buxtehude | |
Pedro Seara Pastor, Laura Tausz Rónai |
A relação entre o idiomatismo no violão e a construção melódica nas canções de Guinga | |
João Victor Castro Chequetto, Hellem Pimentel |
Forma e textura no primeiro movimento da Sinfonia em Dó (1940) de Igor Stravinsky: relações com a textura em obras de Mozart e Beethoven | |
Daniel Paes de Barros |
Ricercares polifônicos renascentistas: ferramentas e análises | |
Fernando Luiz Cardoso Pereira, Marcos Pupo Nogueira, Gabriel Canos Massolini |
SA8 - Subáreas e Interfaces da Música: Musicoterapia, Estética Musical, Mídia, Semiótica
O combate à perturbação estética por meio da convenção na indeterminação cageana | |
Alexandre Remuzzi Ficagna, Daniel Gouvea Pizaia |
Trois Chansons pour chœur mixte sans accompagnement (1914-1915) de Maurice Ravel (1875-1937): contexto de produção, versões e elementos relevantes a performance | PDF () PDF |
WILLIAN GOMES PEDROZO, DANIELI VERÔNICA LONGO BENEDETTI |