Última alteração: 2022-10-16
Resumo
O pesquisador do presente artigo descreve a experiência de uma atividade em andamento realizada com adolescentes privados de liberdade. Esta pesquisa se dá durante as aulas de arte/música na Unidade Socioeducativa UASE 1, no município de Ananindeua, Estado do Pará. O conteúdo é a linguagem musical do rap (rhythm and poetry). Objetivou-se possibilitar reflexões quanto ao processo de ressocialização e proporcionar experiências de criação musical. A metodologia utilizada é a de oficinas de criação de rimas que acontecerão em três momentos: (a) sensibilização com os diálogos dirigidos, construção textual e poética;(b) estruturação do rap com a base rítmica eletrônica; e (c) gravação e apresentação das músicas. Esse processo perpassa pela análise da composição que é precedida pela compreensão da cultura hip hop, pelo contexto sociocultural em que este foi originado, pela forma no qual assentou-se no Brasil e pelas narrativas contidas nas letras. Nesta pesquisa de caráter qualitativo, o pesquisador, por meio observacional, examina como o rap em suas interfaces pedagógica, artística e social pode gerar compreensões que resultam em um novo olhar com foco no processo de ressocialização. Conclui-se que possivelmente o aluno em privação de liberdade possa encontrar uma possibilidade de ressignificar sua caminha durante e após a medida sócio educativa.