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O corpo no ensino de canto: uma discussão a partir de cinco artigos brasileiros
Última alteração: 2022-10-16
Resumo
O texto apresenta uma discussão acerca dos modos como o corpo é abordado pela literatura acadêmica que trata do ensino de canto. Trata-se de uma revisão parcial da literatura que tem como objetivo compartilhar o estado atual da discussão que está sendo desenvolvida na pesquisa de doutorado em andamento acerca dos valores do corpo no ensino de canto. A discussão toma como referência a filosofia de Nietzsche, em especial, os conceitos de apolíneo e dionisíaco. Os textos consultados tratam o corpo principalmente como um instrumento que pode ser controlado e utilizado pelo cantor com finalidades estéticas já estabelecidas. Esta concepção é relacionada ao apolíneo, como força de medida e delimitação. Além deste trato apolíneo do corpo, alguns textos apresentam aspectos que remetem à superação de limites, aspectos que consideramos dionisíacos e que, na abordagem que está sendo desenvolvida, são atrelados à experimentação e ao “deixar-se controlar pelo corpo”. Por fim, a disputa entre apolíneo e dionisíaco proposta por Nietzsche é transposta para o ensino de canto por meio de uma metáfora que trata o canto como resultado de um conflito entre controlar o corpo e ser controlado por ele.
Palavras-chave
Filosofia da educação musical, Ensino de canto, Corpo, Apolíneo, Dionisíaco.
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