ST3 - Educação Musical Especial em contextos diversificados
Outras experiências sensoriais possíveis. Notas preliminares sobre a implementação do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência (NAEP) na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) | |
Edimilson Rodrigues de Souza, Gleidson Jordan dos Santos, Monique Traverzim, Rafael Peres Martins |
Flexibilidade e adaptação: instrumentos musicais digitais para ampliar a participação ativa de pessoas surdas na música | |
Thiago Augusto Eugênio Guedes Reis, Sérgio Freire |
ST4 - Música e Cultura Digital
Sugestões de atividades didáticas para o Ensino a Distância da performance para trompete | |
Érico Oliveira Fonseca, Paulo Adriano Ronqui |
ST5 - Música e pensamento afrodiaspórico
Ações afirmativas na docência superior em música: cotas para pessoas pretas e pardas em discussão | |
Eurides Souza Santos, Agata Christie Rodrigues, Amana Veiga Santos, Eduardo Guedes Pacheco |
ST7 - Música Popular e Interdisciplinaridade
Sobre o “paradigma da mediação” na historiografia da Música Popular no Brasil | |
Lurian José Reis da Silva Lima |
“Canto”: Tania Maria em canção e trajetória | |
Luiz Sergio Ribeiro da Silva, Marcia Ramos de Oliveira |
ST9 - O trabalho no campo da música no Brasil
A formalização do trabalho no campo da música: relatório final do estudo exploratório no acervo documental do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro | |
Luciana Requião |
ST10 - (Re)construção de passados musicais no Brasil antes de 1889
Repertório musical abolicionista (1880-1882): subsídios para descortinar aspectos de um passado musical | |
Márcia Carnaval de Oliveira, Bartolomeu Wiese Filho, Celso Garcia de Araújo Ramalho |
Mapeamento de agentes econômicos no comércio musical fluminense do século XIX (1840-1889) | |
José Jarbas Ruas |
SA1 - Composição e Sonologia
Modularities in interactive music: a case study in the piece XXXXXXXXXXXX (2023) for cello and live electronics | |
Afonso Felipe Galdino Leite Romagna, José Henrique Padovani |
Improvisação transmusical: o processo criativo no coletivo Revoada | |
Alexandre Sperandéo Fenerich, Clifford Hill Korman, José Welligton Santos, Pitter Gabriel Maciel Rocha |
Interações indisciplinares na livre improvisação: processos de (des)(re)construção de ressonâncias poéticas | |
Breno de Souza Rodrigues, Miguel Díaz Antar, Caio Conti Milan, Carmen Esteves |
SA2 - Educação Musical
A influência dos acompanhantes na aula de música em formato remoto para crianças do ensino maternal | |
Janice Vallo Dias da Silva, Edilson Assunção Rocha |
Reflexões sobre as Práticas Pedagógicas de Professores de Flauta Transversal em Conservatórios Estaduais de Minas Gerais | |
Romario Allef Ribeiro Silva, Tatiane Rocha Matos, Livia Danielle Carvalho Fernandes, Antonio Carlos Guimarães |
Programa Música na Rede: participação de grupos musicais em eventos de integração sociocultural em escolas do estado do Espírito Santo | |
Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues |
O professor- pesquisador: reflexões sobre a pesquisa no Mestrado Profissional em Artes - ProfArtes | |
Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, Cezar Augusto Xavier Borgatto, Tatiane Conceição da Silva Romeu, Maria Luiza Volpini de Mendonça |
Avaliação e validação do fixador dos dedos no arco de violino e viola: tecnologia assistiva como acessório facilitador ao aprendizado musical de pessoas autistas e pessoas neurotípicas | |
Áureo Déo de Freitas Júnior, Lucian José de Souza Costa e costa, Alcir Nascimento da Costa, Douglas R. P. Rondon, Arlindo Alves de Aguiar Júnior, Adriano Prazeres de Miranda |
A voz como recurso didático para o ensino de músicas audiotáteis | |
Felipe Pessin Manzoli, Celso Garcia de Araújo Ramalho |
Bibliografias básicas e complementares de disciplinas de História da Música: um levantamento a partir de projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Música | |
Matheus Silva Rocha |
Entre a empatia e a disciplina/ordem: políticas de formação em dois currículos de graduação em música | |
Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Ariel Queiroz Almeida, Bruna de Souza Lima, Júlia Ellen Sabino dos Santos, Katilly Joyce Paulino de Medeiros |
SA4 - Música Popular
Desvendando vozes, descobrindo dúvidas: o cenário dos violeiros repentistas em Paulistana - PI | |
Matias Rodrigues Silva, Ana Raquel Sousa, Thomas Jeferson da Silva Moura, Rodolfo Rodrigues |
O Grande Circo Místico na imprensa: recepção e crítica da obra de Edu Lobo e Chico Buarque | |
Luís Felipe Finelli, Edite Rocha |
Ritmos cruzados, polirritmia e estilo: uma análise de solos de Edu Ribeiro em Cebola no Frevo | |
Otho Guimarães Filho, Fernando de Oliveira Rocha |
Confidências do acervo da rádio Inconfidência: pesquisando o choro em Belo Horizonte | |
Lúcia Campos, Paola Andrade, Márcio Reis, Mara Souza |
SA5 - Performance Musical
Sugestões para a organização do estudo dos alunos de Piano do ensino superior baseadas em sistematização da prática: um relato de experiência | |
Mauren Liebich Frey Rodrigues |
Estudos de improvisação ao vibrafone a partir de gravações do pianista Amilton Godoy | |
Carlos Henrique Fernandes, Fernando de Oliveira Rocha |
A Autoetnografia e a Heutagogia: contribuições no desenvolvimento do processo de autoensino e da aprendizagem no trompete | |
Jefferson Roberto Anastácio, Paulo Adriano Ronqui |
SA6 - Musicologia
O repertório musical presente em Le istitutioni harmoniche (1558) de Gioseffo Zarlino: catalogação e experimentação prática com um conjunto de flautas doces | |
Paula Andrade Callegari, Carlos Augusto Vieira Lisboa, Ana Roberta Fonseca Gregório, Isabele Martins dos Reis, Maria Eduarda Gomes Martins |
O repertório sacro do compositor capixaba Arnulpho Mattos e os postulados do Motu próprio Tra le sollecitudini de 1903 | |
Carlos Fernando Secomandi, Edilson Assunção Rocha |
SA7 - Teoria e Análise Musical
Repetição e variação em The Garden of Love de Jacob TV | |
Levy Oliveira, Paulo Rosa |
Análise das figuras de retórica nos dois primeiros movimentos da cantata Ad Manus (BuxWV75/3) de Dieterich Buxtehude | |
Pedro Seara Pastor, Laura Tausz Rónai |