ST1 - Acervos Musicais Brasileiros
Cantata Guaná Bará de Camargo Guarnieri: descrição das fontes na elaboração de uma edição crítica | |
Alexandre Alves Longobardi, Carlos Fernando Fiorini |
O conjunto das Ave Marias de Villa-Lobos - problemas musicológicos | |
Danilo Martins Ferreira |
ST3 - Educação Musical Especial em contextos diversificados
Flexibilidade e adaptação: instrumentos musicais digitais para ampliar a participação ativa de pessoas surdas na música | |
Thiago Augusto Eugênio Guedes Reis, Sérgio Freire |
ST4 - Música e Cultura Digital
Gênero e plataformas digitais de música: um estudo sobre representatividade feminina na playlist do Spotify Top 50 - Brasil | |
Letícia Alexandra Marques Ferreira, Bruno Westermann |
Sugestões de atividades didáticas para o Ensino a Distância da performance para trompete | |
Érico Oliveira Fonseca, Paulo Adriano Ronqui |
ST6 - Música no contexto amazônico
“A gente não tocava no rádio”: um estudo da discografia da Banda Arraial do Pavulagem. | |
Tainá Maria Magalhães Façanha |
A dança como processo de engajamento da audiência nos Arrastões do Pavulagem | |
Tainá Maria Magalhães Façanha |
ST7 - Música Popular e Interdisciplinaridade
Nem todo sertanejo é conservador: Notas sobre uma canção de Marília Mendonça | |
Vinícius José Fecchio Gueraldo |
A articulação entre correntes musicais na obra de Astor Piazzolla | |
Thomas Fontes Saboga Cardoso |
A “performance crítica” do Tamba Trio na canção Só Danço Samba | |
Paula Faour |
SA1 - Composição e Sonologia
Reverberação como ferramenta técnica e estética: breve histórico e desafios de seu uso em áudio multicanal | |
Fellipe M Martins, Sérgio Freire |
Improvisação transmusical: o processo criativo no coletivo Revoada | |
Alexandre Sperandéo Fenerich, Clifford Hill Korman, José Welligton Santos, Pitter Gabriel Maciel Rocha |
Palhetada alternada no violão: elementos para a compreensão de sua dinâmica | |
Augusto Armondes, Sergio Freire |
Vânia Dantas Leite: notas sobre a catalogação de seu acervo e algumas perspectivas musicológicas | |
Alexandre Sperandéo Fenerich, Bruna Saraiva Melo, Arthur Murtinho |
SA2 - Educação Musical
Reflexões sobre as Práticas Pedagógicas de Professores de Flauta Transversal em Conservatórios Estaduais de Minas Gerais | |
Romario Allef Ribeiro Silva, Tatiane Rocha Matos, Livia Danielle Carvalho Fernandes, Antonio Carlos Guimarães |
Antes tarde do que nunca: adultos que buscam aulas de instrumento | |
Maura Penna, Ingrid Simplício, Ana Rosa Fernandes, Rayssa Melo |
Oficinas online de música e violão para pessoas idosas: aproximações entre educação musical, etnomusicologia e teoria social cognitiva | |
Gustavo Ramos Ferraz |
Panorama do Curso de Licenciatura Plena em Música da UEPA em Bragança-Pa | |
Cláudio da Costa Trindade, Jessika Rodrigues da Silva, Anielson Costa Ferreira, Ozian de Souza Saraiva, Marcus Alexandre Carvalho de Souza, Rafael da Costa Ferreira, Sandreson Marcelo Pereira da Silva |
O ensino de música na Congregação Cristã no Brasil: relato da oficina de violino em Vila Velha | |
fernandes jose fernandes, HELLEM PIMENTEL |
Dimensões decoloniais na formação em violoncelo: experiências e proposições a partir da prática da música popular | |
Mayara de Brito Ferreira, Luis Ricardo Silva Queiroz |
SA3 - Etnomusicologia
Conhecimento incorporado e métodos para registro do movimento humano presente no patrimônio imaterial | |
Luiz Naveda, Marina Fares Ferreira |
SA4 - Música Popular
“Acordes que não acabam mais”: um primeiro olhar sobre a tipologia do vocabulário harmônico de Hermeto Pascoal | |
Felipe José Oliveira Abreu, Wadrian Alefe, Sérgio Freire |
Aspectos da edição de performance dos áudios de Zé da Velha no CD Só Gafieira! (1995) | |
Marcos Flávio Aguiar Freitas |
Raphael Rabello e Tom Jobim: Considerações sobre o arranjo de Luiza para violão solo | |
Luísa Campelo de Freitas |
O Grande Circo Místico na imprensa: recepção e crítica da obra de Edu Lobo e Chico Buarque | |
Luís Felipe Finelli, Edite Rocha |
O violão de Romero Lubambo: uma análise da sua improvisação em Mr. Jr | |
Hiago Aparecido dos Reis Fernandes, Clifford Hill Korman |
A concepção de “música popular brasileira” para alunos e professores da Universidade de Música Popular Bituca | |
Luiz Carlos Figueiredo, Hellem Pimentel |
SA5 - Performance Musical
Percepções rítmicas e etnomusicológicas em Capibaribe de Radamés Gnatalli: caminhos performativos | |
Weliton de Carvalho, Vitor de Souza Ferreira, Luiz Henrique Fiaminghi |
Villalobiana n.8 para fagote e piano de Marcelo Rauta: propostas para a construção interpretativa da cadência | |
Ariana Mendonça Pereira Fernandes, Aloysio Moraes Rego Fagerlande |
Multifônicos: estudos e proposições de processos facilitadores para a execução da técnicas estendidas no oboé | |
Sr Agostinho Fonseca Jr, Sr. Ravi Shankar |
Habilidades em piano colaborativo: capacidade e percurso dinâmico do foco de atenção na leitura musical | |
Taiur Agnoletto Fontana, Maria Bernardete Castelan Póvoas |
Estudos de improvisação ao vibrafone a partir de gravações do pianista Amilton Godoy | |
Carlos Henrique Fernandes, Fernando de Oliveira Rocha |
Variações para clarineta no dobrado Saudades de minha terra: reflexões a respeito de uma prática musical militar | |
Vinicius Fraga, Rafael Fonte |
SA6 - Musicologia
Grindnoise Sergipano nos anos 80 e 90: Perspectivas sonoras, metodologias e redes de sociabilidade na construção de uma cultura musical. | |
Carlos Henrique Morais Alves, Valério Fiel da Costa |
SA8 - Subáreas e Interfaces da Música: Musicoterapia, Estética Musical, Mídia, Semiótica
O combate à perturbação estética por meio da convenção na indeterminação cageana | |
Alexandre Remuzzi Ficagna, Daniel Gouvea Pizaia |
Dissonâncias sem preparação: independência e finalidade da música nos argumentos de Artusi | |
Matheus Rocha Grain, Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas |
Colaboração e institucionalização em prol da música contemporânea: o caso do Festival Escuta Aqui! | |
Sofia Leandro, Levy Oliveira, Rodrigo Frade |