ST5 - Música e pensamento afrodiaspórico
Pensamento afrodiaspórico e educação musical: reflexões e diálogos numa construção plural para o ensino da música | |
Cleydson Luan Amancio de Lima, Cristiane Maria Galdino de Almeida |
ST9 - O trabalho no campo da música no Brasil
Estudante de graduação em música no IVL/UNIRIO e musicista profissional: considerações sobre conflitos entre essas duas condições | |
Dora Lins e Silva Daydé, Gabriel Bittencourt Azevedo, Gabriel Ribeiro Veras |
Tecidos e tessituras: a música sinfônica, trabalho e imigração | |
Breno Ampáro, Júlia Donley |
SA1 - Composição e Sonologia
Palhetada alternada no violão: elementos para a compreensão de sua dinâmica | |
Augusto Armondes, Sergio Freire |
Colaboração e pandemia: invenção de modos de fazer música | |
Giovanna Lelis Airoldi |
Interações indisciplinares na livre improvisação: processos de (des)(re)construção de ressonâncias poéticas | |
Breno de Souza Rodrigues, Miguel Díaz Antar, Caio Conti Milan, Carmen Esteves |
Aspectos do gesto cênico-musical na interação entre texto e música na composição | |
Antonio Luiz Drummond Miranda, José Orlando Alves |
SA2 - Educação Musical
Sobre avaliação em música na educação básica: uma análise das bases que sustentam a literatura publicada no Brasil | |
Fernanda Gomes de Amorim |
Comunidade de prática e aprendizagem musical: uma revisão de artigos, teses e dissertações brasileiras | |
Lucila Prestes de Souza Pires Andrade, Cristiane Maria Galdino de Almeida |
Planejamento de arranjo para grupos vocais e corais: análise a partir da bibliografia especializada | |
Carolina Andrade Oliveira, Susana Cecilia Igayara-Souza |
A música e masculinidades na adolescência: estado da arte | |
Laiana Moraes Azevedo |
Rádio Livre: experiências musicais e comunicacionais com estudantes privados de liberdade a partir da produção de podcast e da análise de raps, na Escola Estadual Antônio Carlos Gomes da Costa, em Ananindeua – Pará, Brasil | |
Arlindo Alves Aguiar Junior, Alcir Nascimento Costa, Lucian José de Souza Costa e Costa, Simony Suely Paes de Souza, Aureo Del DeFreitas Júnior |
Levantamento de tecnologias para a aprendizagem de teoria e percepção musical no ensino superior: editores de partitura e DAWs | |
Darcy Alcantara Neto |
A música na educação básica no município de Itabirito/ MG | |
Nádia Leocádio Campos, Fernanda Sampaio Almeida |
O ensino do violão no Conservatório Estadual de Música “Padre José Maria Xavier”: Diretrizes educacionais e princípios filosóficos da educação musical | |
Marcelo Túlio Azevedo |
Contribuições de recursos digitais para a disciplina Linguagem Musical: possibilidades para a ampliação do repertório | |
Darcy Alcantara Neto |
Entre a empatia e a disciplina/ordem: políticas de formação em dois currículos de graduação em música | |
Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Ariel Queiroz Almeida, Bruna de Souza Lima, Júlia Ellen Sabino dos Santos, Katilly Joyce Paulino de Medeiros |
O pioneiro ensino do violinista Cézar Wulhynek no Estado de Mato Grosso e sua intuitiva e eclética pedagogia | |
Ney Alves de Arruda |
A pesquisa sobre a pedagogia vocal no Brasil: um breve panorama | |
Viviane Alves Kubo, Karolyne Liesenberg |
SA3 - Etnomusicologia
Musicando as margens: violências de gênero e suas intersecções com classe e raça em escolas de música do Rio de Janeiro e São Paulo | |
Graziela Bortz, Beatriz Senoi Ilari, Beatriz Abade, Giullia Asmann Knothe |
Práticas decoloniais para o canto coral: aprendendo e cantando a cultura árabe | |
Amabile Alves Rudeck Brunelli, Hellem Pimentel |
O frevo instrumental de Tia Amélia e o descompasso No Passo da história | |
Maria José dos Santos Altino, Maria Aida Falcão Santos Barroso |
SA4 - Música Popular
O Processo da pesquisa de "As Baquetas": Peça para várias caixas com bordões | |
Rafael Cleiton Alexandre |
“Acordes que não acabam mais”: um primeiro olhar sobre a tipologia do vocabulário harmônico de Hermeto Pascoal | |
Felipe José Oliveira Abreu, Wadrian Alefe, Sérgio Freire |
“Regional de pandeirista!”: Pernambuco do Pandeiro e seu regional | |
Paola Almeida Andrade |
Confidências do acervo da rádio Inconfidência: pesquisando o choro em Belo Horizonte | |
Lúcia Campos, Paola Andrade, Márcio Reis, Mara Souza |
SA5 - Performance Musical
O impacto das dores e lesões nas práticas interpretativas e a importância da criticidade e do olhar artesanal no estudo instrumental | |
Douglas Henrique Lemes, Alfeu Rodrigues Araújo Filho |
Investigações sobre performance colaborativa do(a) maestro(a) na atualidade: uma breve revisão de literatura. | |
Katarine de Sousa Araújo |
Uma abordagem poético-musical da Seresta nº1 Pobre Cega de Heitor Villa-Lobos: uma proposta interpretativa | |
José Eduardo de Souza Hue, Ana Paula da Matta Machado Avvad |
O estilo bossa nova: uma abordagem a partir da teoria de Ratner | |
Leonardo Amorim, Flavio Barbeitas |
A canção de câmara Evocação de Luiz Melgaço (1903-1983) sobre poema de Nilo Aparecida Pinto (1914-1974): análise e edição | |
Patrícia Valadão Almeida de Oliveira, Mauro Camilo de Chantal Santos, Myrian Ribeiro Aubin, Patrícia Cardoso Chaves |
José Siqueira e Mstislav Rostropovich: um encontro possível | |
Marcelo Moreno da Silva, Felipe Avellar de Aquino |
O Lied N.º 2 para piano de Pedro de Castro (1895-1978): contexto histórico, análise e edição | |
Myrian Ribeiro Aubin, Maurício Veloso Pinto, Patrícia Valadão Oliveira, Mauro de Chantal Santos |
O cancioneiro inédito de Nivaldo Santiago: caderno de partituras e análise interpretativa | |
Thales Tácito de Oliveira Almeida, Veruschka Bluhm Mainhard |
A reflexão como potencializadora de competências autorregulatórias na prática musical em um estudante de música | |
Adailson Cássio da Silva Araújo, Marcos Vinícius Araújo |
Fatores pessoais e contextuais na prática musical de estudantes de violão do ensino superior e sua relação com a experiência de fluxo | |
Marcos Vinícius Araújo, Matias Iván Bopp |
A Autoetnografia e a Heutagogia: contribuições no desenvolvimento do processo de autoensino e da aprendizagem no trompete | |
Jefferson Roberto Anastácio, Paulo Adriano Ronqui |
SA6 - Musicologia
Música brasileira em 78 rpm no arquivo do Rádio Clube de Moçambique (1932-1974): o espaço sonoro como política colonial | |
Maya Suemi Lemos, Pedro Aragão, Cristiano Tsope |
Mulher, artista expatriada e mulata: discursos sobre a trajetória de Maria D’Apparecida em revistas e jornais brasileiros | |
Lorena Pires Adão, Fernando de Oliveira Magre |
SA7 - Teoria e Análise Musical
Referencialidade extrínseca como parâmetro de análise em música acusmática: uma proposta metodológica | |
Gustavo Arima |
Transcrição como “transcriação”: uma análise de Zwei Liszt-Transkriptionen de Heinz Holliger | |
Igor Leão Maia, Samuel Araújo Alves |