[Subárea] Composição e Sonologia
Rodolfo Caesar: materialidade, intertextualidade e narratividade na construção da forma musical | |
Jorge Luiz de Lima Santos |
As Telas de Xenakis como base para a composição de XXX | |
Raphael Sousa Santos, Liduino José Pitombeira de Oliveira |
[Subárea] Educação Musical
Pierre Bourdieu: aproximações teóricas em diálogo com a educação musical especial e políticas de inclusão | |
Vinicius Alves Maciel, Regina Finck Schambeck |
O canto coral nas aulas de arte do ensino médio | |
Leandro Silva |
Educação musical e paralisia cerebral: Rompendo paradigmas para a inclusão de um aluno com paralisia cerebral hemiplégica espástica esquerda em uma escola livre de música | |
Mara Síntique Del Guerra Valério, Regina Finck Schambeck |
Mapeando intersecções entre a educação musical e a aprendizagem maker: Um diálogo entre o fazer/aprender/compartilhar musical e tecnologias digitais interativas | |
Daniel Schnitman |
A Edu(comuni)cação Musical como um novo paradigma: o diálogo entre educação musical e educomunicação para uma prática pedagógica mais atenta à contemporaneidade | |
Eduardo Assad Sahão |
Repertório brasileiro para piano no ensino superior de música de uma universidade brasileira: considerações de uma pesquisa em andamento | |
Lívia Figueiredo de Alencar e Silva, Josélia Ramalho Vieira |
O Coro Acadêmico da UFJF: estratégias e recursos pedagógicos para o ensino remoto | |
Willsterman Sottani, Guilherme Pereira de Magalhães, Vinícius Gonçalves Arriel |
A desconstrução das pedagogias autoritárias e Educação Musical: discutindo metodologias para o ensino coletivo de percussão | |
Beatriz Woeltje Schmidt |
Mário de Andrade no Diário Nacional- ideias para a educação musical | |
Erica Santana Santana dos Passos |
O ensino de música na Escola Parque: uma revisão de literatura sobre estudos com a abordagem da pesquisa (auto)biográfica | |
Lílson Pelegrine Simas |
Mário de Andrade no Diário Nacional- ideias para a educação musical | |
Erica Santana Santana dos Passos |
MESTRE DE BANDA: um percurso da aprendizagem musical acadêmica para as Bandas de Música | |
João Batista Silva |
O ensino coletivo de instrumentos musicais na formação superior: trajetórias, experiências e mobilizações na aprendizagem de estudantes no Curso de Licenciatura em Música da UFCA | |
TATIANA DA SILVA SANTOS, Fábio Henrique Gomes Ribeiro |
Análise de materiais didáticos utilizados por violonistas em Sobral-CE | |
José Uélito Terto de Souza Filho |
Interação professor-aluno no ensino do forró para músicos de formação musical erudita: um trabalho colaborativo | |
Regiane Hiromi YAMAGUCHI, Rudson Ricelli Lima da Silva, Alexandre de Sousa Silva |
[Subárea] Etnomusicologia
Uma mostra netnográfica de violeiros e violeiras ligados à música instrumental: a etapa exploratória como preparação para o mergulho etnográfico | |
Leandro Drumond Marinho, Eurides de Souza Santos |
Desci, desci, a umbanda me chamou: iniciação e aprendizado na Tenda de Umbanda Cruzeiro de Luz | |
Tiago Scaramella de Azevedo Cunha |
A cena musical virtual do saxofone: manutenção do fazer técnico e artístico de saxofonistas durante a pandemia | |
JOSÉ ROBSON MAIA DE ALMEIDA, LEONARDO PELLEGRIM SANCHEZ |
Tapyra'yawara: A Ecomusicologia de uma Dança Dramática do Rio Maués-açu | |
Karine Aguiar de Sousa Saunier |
Berimbau-de-lata e marimbau: da rua para o palco | |
Alice Lumi Satomi, Eraldo Kelvin Brasil de Azevedo, Larissa de Souza Mendes, Lucas de Lima Wanderley Resende, Mattews Asaph Domingues Sol Sol |
O São João de Caruaru: sentidos da festa e suas tensões | |
Climério de Oliveira Santos |
[Subárea] Música Popular
Processos criativos na elaboração de arranjos originais por Luiz Eça: um estudo preliminar sobre o arranjo de Construção para seção rítmica e quinteto de madeiras tradicional | |
Guilherme Mauad Sant'Anna, Paulo José de Siqueira Tiné |
Fonogramas e acervos da Música Popular Brasileira: Uma Revisão Sistemática de Literatura dos Anais da ANPPOM | |
Isabele Ferreira da Silva |
A clave como pivô na modulação métrica em Maracangalha gravada pelo Trio Corrente | |
Eduardo Brasil Pereira Santana, Fernando Martins de Castro Chaib |
Contextualização e transcrição de seis composições do álbum Bossa Nova (1962) de Djalma de Andrade (Bola Sete) | |
Potiguara Curione Menezes, Igor Colombo Simões |
Reflexões sobre o ensino da música popular brasileira no contexto acadêmico | |
José Simião Severo, Jorge Luiz Schroeder |
[Subárea] Performance musical
Tocando violão com a distonia focal do músico: estratégias de estudo e perspectivas de performance | Sem título PDF |
Denis Quadratti Sartorato |
Da decisão à ação performática na obra indeterminada: estudo de caso na obra Blirium C9 (1965) para piano, de Gilberto Mendes | |
Eduardo Henrique de Souza Santos, Ana Paula da Matta Machado Avvad |
Corais de trombones: um panorama sobre os grupos em atividade no Brasil | |
Fabio Carmo Placido Santos, Lélio Eduardo Alves da Silva |
O estado do conhecimento sobre o corpo expressivo na performance musical nos periódicos Música Hodie, Opus, Per Musi e Revista da ABEM entre os anos de 2009 a 2020 | |
José Dias Silva |
O baile na flor para canto e piano de Meneleu Campos (1872-1927) sobre poesia de Castro Alves (1847-1871): análise musical e edição da partitura | |
Anelise Resende Claussen Dativo, Mauro Camilo de Chantal Santos |
Tambores do Amapá: estudo da performance percussiva do Marabaixo e Batuque | |
Ygor Saunier Mafra Carneiro Monteiro Saunier |
Rosalía em processo: reflexões sobre a criação de uma performance cênico-musical | |
Adriano Lopes Sobrinho |
Parâmetros para a composição de repertório não convencional para iniciantes ao violoncelo | |
Alexandre Remuzzi Ficagna, Marjorie Elizabethe dos Santos |
Estratégias de estudo para a prática instrumental de estudantes universitários de cordas friccionadas sob uma perspectiva da aprendizagem autorregulada | |
Mayra Carmeli Maia Sales |
A Canção Sertaneja (1928) para piano solo de Camargo Guarnieri: abordagens técnico interpretativas a partir da concepção sonora do compositor e sua escrita polifônica | |
Lorena Alves de Magalhães e Silva, Carlos Henrique Costa |
Análise dos programas de concerto de Milton Nunes: reverberações do violão no interior paulista entre as décadas de 1940 e 1960 | |
Stephen Coffey Bolis, Sr. Fabio Scarduelli |
[Subárea] Musicologia, Estética Musical e Interfaces (Mídia, Semiótica, Musicoterapia)
Abertura de um jazigo musical: a edição de manuscritos e elaboração de arranjos de obras do compositor Samuel da Fonsêca | |
Marllon Eduardo Martins Silva, Marc Olaf Thiessen, Matheus Kenzo Funaki, Erickinson Bezerra |
O coro da Sociedade Bach de São Paulo: história e contribuição para a música sacra na primeira metade do século XX | |
Oziel Seles Silva, Regina Marcondes Amaral |
O Senado da Câmara e a atividade musical da vila de São José del Rei(MG) | |
Willer Douglas Silveira |
A música sacra de Reginaldo Carvalho: uma análise das obras escritas entre 1946 e 1975 | |
Vladimir Alexandro Pereira Silva |
[Subárea] Teoria e Análise Musical
O que há de harmônico na melodia? O processo criativo da harmonização a partir das implicações da melodia | |
Thanise Barbosa Pinto Silva |
[Simpósio] ST-1. Choro no sentido lato (2ª edição)
Capricho de Choro de Hamilton de Holanda: elementos de notação e performance e seu papel na caracterização estilística, em confronto com a tradição e a inovação no choro | |
Priscila La Gatta Carminate, Bruno Soares Santos |
[Simpósio] ST-2. Formação musical, diversidade e cultura: etnomusicologia e educação musical em diálogos e interações
Música popular por caminhos decoloniais: reinterpretando contextos na formação em música | |
Daniel Silva dos Santos, Ana Paula Peters |
Desclassificar é preciso: a Pesquisa Artística como ferramenta decolonial na pesquisa acadêmica em tempos liminares | |
Bibiana Bragagnolo, Leonardo Pellegrim Sanchez |
A história vista de baixo: resistência negra e indígena na Paraíba através do coco de roda e ciranda | |
Zé Silva |
Na rua pife, na aula flauta transversa: inquietações sobre o ensino de flauta no Nordeste | |
Nina Graeff, Elen Firmino de Santana |
Prática musical nas áreas comuns da universidade: um estudo sobre engajamento musical e moral na Escola de Música da UFRN | |
Mario André Wanderley Oliveira, Yanaêh Vasconcelos Mota, Carlos Antônio Ribeiro, Angelita Kleis Souza Moura |
[Simpósio] ST-4. Improvisação musical, interação e cultura
A extemporização de Toninho Pinheiro no samba de prato fraseado | |
Caio Conti Milan, Eliana C. M. G. Sulpício |
Aspectos da interação criativa na improvisação Maxixe do grupo Trio Ciclos | |
Breno de Souza Rodrigues, Manuel Silveira Falleiros, Stéphan Olivier Schaub |
[Simpósio] ST-5. Música e pensamento Afrodiaspórico
Tshiketa Kudelela “Mbira”: compositor, estilos e estéticas musicais do sudeste da África. | |
Micas Orlando Silambo |
Tshiketa Kudelela “Mbira”: compositor, estilos e estéticas musicais do sudeste da África. | |
Micas Orlando Silambo |
Coco de roda: um devir-negro em diáspora de luta | |
ERIVAN SILVA |
[Simpósio] ST-6. Música Popular e Interdisciplinaridade
A bateria de Palhaço: um olhar sobre o instrumento no contexto de revitalização do samba na década de 1970 | |
Luiz Guilherme Sanita, Leandro Barsalini |
“Doutor, sim; de que se admiram?” Abdon Milanez: o engenheiro compositor da opereta Donzella Theodora | |
KLEITON DE ARAÚJO SANTOS |
A Refazenda de Gilberto Gil: uma interpretação | |
Vinícius Rangel Souto |
[Simpósio] ST-8. Música, Gênero, Corpos e Sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos
O pensamento Pankararu sobre as questões de gênero, raça, corpo e sexualidade: primeiros olhares | |
Cleomar Andeson Cleomar dos Santos Santos |
[Simpósio] ST-9. Música, Infância(s) e Pesquisa
Educação musical e letramento emergente: possibilidades para crianças do primeiro ano do ensino fundamental | |
Renata Severo Fantini |
O que cantamos para nossas crianças dormirem? | |
Regiana Blank Wille, Gabriela Cintra dos Santos, Rosalía García Hernandez |