Última alteração: 2022-01-01
Resumo
Este artigo aborda diversos momentos históricos da repressão que o coco de roda e a ciranda da Paraíba sofrem para continuar existindo desde seu surgimento: a escravidão e o pós escravidão; as lutas por terras e a ditadura militar; e o problema mais recente, a evangelização. Para tanto, proponho a perspectiva de que a música não é mera forma de entretenimento separada da realidade do mundo, mas uma ferramenta política ligada ao contexto e conjunturas das comunidades que as praticam, assim como à luta de classes. Para além de uma revisão bibliográfica e pesquisa documental da história dessas brincadeiras, da luta por terras e da repressão às festas negras na Paraíba, utilizo como referência principal as fontes primárias dessas práticas de resistência: as próprias vozes de mestras e mestres tradicionais, líderes quilombolas e indígenas do estado, escutadas sobretudo a partir de minhas vivências no Grupo de Estudos Coco Acauã.
Palavras-chave: Coco de roda. Ciranda. Resistência. Paraíba. Afro-indígena.