Tamanho da fonte:
O estado do conhecimento sobre o corpo expressivo na performance musical nos periódicos Música Hodie, Opus, Per Musi e Revista da ABEM entre os anos de 2009 a 2020
Última alteração: 2022-01-01
Resumo
Este artigo traça um breve panorama da pesquisa em música no Brasil entre 2009 e 2020 no que se refere ao corpo expressivo na performance musical, a partir do levantamento da produção acadêmica em publicações dos periódicos Música Hodie, Opus, Per Musi e Revista da ABEM. Discutem-se os textos encontrados a partir de elementos da Fenomenologia presentes em “Fenomenologia da Percepção Musical” do autor Alberto Andrés Heller. Percebemos que os artigos estudados estão voltados aos âmbitos de interpretação e notação musical. Encontramos algumas alternativas para a experiência do corpo não-dualizado e mecânico na performance musical e a importância da criação para uma performance significativa.
Palavras-chave
Música. Performance. Artes Cênicas. Estado do conhecimento.
Texto completo:
PDF