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"As coisas do meu quilombo":música e resistência na festa do coco de roda de uma comunidade quilombola do Ipiranga
Última alteração: 2022-01-01
Resumo
O presente artigo é parte da minha pesquisa de doutorado (em andamento), que tem por objetivo compreender a prática cultural do coco de roda no âmbito das dimensões sociointerativas do fazer musical como uma atividade significativa para o processo de re(produção) da festa de um grupo quilombola da Paraíba. Para realizar a pesquisa, usei como principal método de coleta de dados a observação participante na perspectiva etnográfica de Geertz (1989). Dessa forma, foi possível compreender que esse fenômeno musical é significativo para essa comunidade, pois, o momento da performance do coco de roda representa para essas pessoas o “território” para expressarem, afirmarem, e ao mesmo tempo, construírem e conscientizarem a comunidade e os brincantes sobre suas lutas e papéis sociais. E o mecanismo ou ferramenta utilizada é a interação colaborativa através da performance participativa.
Palavras-chave
Brincadeira do coco; Festa; Resistência; Território; Grupo Quilombola;
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