Tamanho da fonte:
Gentilismos e assimilação nas práticas musicais religiosas de duas congregações de africanos Mina no Rio de Janeiro no século XVIII: os casos de Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz e Francisco Alves de Souza
Última alteração: 2020-12-19
Resumo
O componente de diversidade musical no catolicismo romano que hoje se observa no Brasil está longe de ser inédito, apesar de pouco presente na historiografia da música. Neste trabalho, busca-se analisar, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, duas congregações ou confrarias fundadas por africanos escravizados originários da Costa da Mina no século XVIII. Recorrendo às noções de abertura cognitiva e fechamento normativo, em Niklas Luhmann, bem como à relação entre memória e identidade, são analisadas as práticas musicais religiosas. Os resultados apontam para a ênfase na identidade, no caso de Rosa Egipcíaca – figura que revela o protagonismo feminino – ao passo que Alves de Souza propôs uma assimilação cultural europeia.
Palavras-chave
Música religiosa – Igreja Católica. Afro-catolicismos no Brasil Colonial. Batuque. Inculturação litúgica. Catolicismo popular.
Texto completo:
PDF