Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Subárea:
 

ST1 - Acervos Musicais Brasileiros

O acervo da banda em revisão PDF
NIRA AZIBEIRO POMAR

ST3 - Educação Musical Especial em contextos diversificados

Outras experiências sensoriais possíveis. Notas preliminares sobre a implementação do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência (NAEP) na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) PDF
Edimilson Rodrigues de Souza, Gleidson Jordan dos Santos, Monique Traverzim, Rafael Peres Martins

ST4 - Música e Cultura Digital

Educação musical, YouTube e Cultura Participativa: Revisão de literatura de uma pesquisa em andamento PDF
Lucas Benjamin Potiguara

ST5 - Música e pensamento afrodiaspórico

Ações afirmativas na docência superior em música: cotas para pessoas pretas e pardas em discussão PDF
Eurides Souza Santos, Agata Christie Rodrigues, Amana Veiga Santos, Eduardo Guedes Pacheco

ST6 - Música no contexto amazônico

Práticas musicais femininas em Belém do Pará, até a primeira metade do século XX: colonialidade e questões de gênero PDF
Luana Santana Pensador, Dione Colares de Souza

SA1 - Composição e Sonologia

Compondo performances: explorando outras expressividades em performances musicais PDF
Caio Costa Campos, José Henrique Padovani
Escuta informada por descritores de áudio na composição instrumental PDF
Júlio Guatimosim, José Henrique Padovani
A comprovisação a partir de contornos fotográficos na polimicrotonalidade da peça Topografia nas Vizinhanças das Dunas de Stella Maris, para orquestra de violões PDF
George Cristian Vilela Pereira, Marcos da Silva Sampaio
Modularities in interactive music: a case study in the piece XXXXXXXXXXXX (2023) for cello and live electronics PDF
Afonso Felipe Galdino Leite Romagna, José Henrique Padovani
Experimentalismo musical do Nordeste PDF
Marco Pinagé, Valério Fiel da Costa
Notas sobre a escuta (e colaboração na educação) PDF
Daniel Fils Puig
Composição musical e intertextualidade: aspectos da remissão em um experimento composicional PDF
Fabrício Solano Gonçalves, Acácio Tadeu Camargo Piedade

SA2 - Educação Musical

Colonização na educação musical?: uma análise do ensino de piano à luz da colonialidade PDF
Géssica Purcino, Douglas Purcino
A embocadura no trompete fundamentos teóricos e abordagens pedagógicas nas perspectivas de Farkas e Hickman PDF
Rafaella Goi Pereira
Antes tarde do que nunca: adultos que buscam aulas de instrumento PDF
Maura Penna, Ingrid Simplício, Ana Rosa Fernandes, Rayssa Melo
Um bom professor de música: uma análise das percepções de licenciandos mineiros PDF
Marcus Vinícius Medeiros Pereira
Conteúdo programático dos cursos de trompete erudito dos conservatórios de São Paulo: uma análise PDF
Wellington de Sousa Pinto, Maico Viegas Lopes
Rádio Livre: experiências musicais e comunicacionais com estudantes privados de liberdade a partir da produção de podcast e da análise de raps, na Escola Estadual Antônio Carlos Gomes da Costa, em Ananindeua – Pará, Brasil PDF
Arlindo Alves Aguiar Junior, Alcir Nascimento Costa, Lucian José de Souza Costa e Costa, Simony Suely Paes de Souza, Aureo Del DeFreitas Júnior
O Ensino de Piano e o Transtorno do Espectro do Autismo PDF
Maria Teresa de Souza Neves, Betânia Parizzi, Natália Nunes, Kassia Emmerich
O ensino de música na Congregação Cristã no Brasil: relato da oficina de violino em Vila Velha PDF
fernandes jose fernandes, HELLEM PIMENTEL
A formação musical do músico atuante na Arquidiocese de Montes Claros: resultados da segunda fase da pesquisa PDF
Wellison Oliveira da Luz, Luana Soares Pereira, Wagner Fillipe Rodrigues Siqueira, Renaldo Rodrigues do Amaral, Maria Odília de Quadros Pimentel

SA3 - Etnomusicologia

Práticas decoloniais para o canto coral: aprendendo e cantando a cultura árabe PDF
Amabile Alves Rudeck Brunelli, Hellem Pimentel
Un diablo amable y juguetón, personaje clave para conservar una tradición. PDF
Jorge Alberto Paz

SA4 - Música Popular

A concepção de “música popular brasileira” para alunos e professores da Universidade de Música Popular Bituca PDF
Luiz Carlos Figueiredo, Hellem Pimentel

SA5 - Performance Musical

Performance, gênero e identidade: um relato sobre me reconhecer como percussionista PDF
Tamiê Pages Camargo
Suíte IV em sol maior de Silvius Leopold Weiss para alaúde, ao violão: processos de adaptação, aspectos técnico-idiomáticos e escolhas interpretativas PDF
Igor Araújo Pereira, Luciano Hercílio Alves Souto
O Lied N.º 2 para piano de Pedro de Castro (1895-1978): contexto histórico, análise e edição PDF
Myrian Ribeiro Aubin, Maurício Veloso Pinto, Patrícia Valadão Oliveira, Mauro de Chantal Santos
Habilidades em piano colaborativo: capacidade e percurso dinâmico do foco de atenção na leitura musical PDF
Taiur Agnoletto Fontana, Maria Bernardete Castelan Póvoas
A filosofia da diferença na relação entre ambientes e performance musical com instrumentos de cordas friccionadas PDF
Marta Martins Pederiva, Natália Cristina Pinheiro Dantas
Técnicas estendidas no repertório solista do contrabaixo acústico PDF
Natalia Cristina Pinheiro
Uma aula com Keith de Léa Freire PDF
Heriberto Cavalcante Porto

SA6 - Musicologia

Música como virtualização da linguagem PDF
Silas Luz Palermo Filho

SA7 - Teoria e Análise Musical

Análise das figuras de retórica nos dois primeiros movimentos da cantata Ad Manus (BuxWV75/3) de Dieterich Buxtehude PDF
Pedro Seara Pastor, Laura Tausz Rónai
A relação entre o idiomatismo no violão e a construção melódica nas canções de Guinga PDF
João Victor Castro Chequetto, Hellem Pimentel
Forma e textura no primeiro movimento da Sinfonia em Dó (1940) de Igor Stravinsky: relações com a textura em obras de Mozart e Beethoven PDF
Daniel Paes de Barros
Ricercares polifônicos renascentistas: ferramentas e análises PDF
Fernando Luiz Cardoso Pereira, Marcos Pupo Nogueira, Gabriel Canos Massolini

SA8 - Subáreas e Interfaces da Música: Musicoterapia, Estética Musical, Mídia, Semiótica

O combate à perturbação estética por meio da convenção na indeterminação cageana PDF
Alexandre Remuzzi Ficagna, Daniel Gouvea Pizaia
Trois Chansons pour chœur mixte sans accompagnement (1914-1915) de Maurice Ravel (1875-1937): contexto de produção, versões e elementos relevantes a performance PDF () PDF
WILLIAN GOMES PEDROZO, DANIELI VERÔNICA LONGO BENEDETTI