Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Subárea:
 

ST1 - Acervos Musicais Brasileiros

Cantata Guaná Bará de Camargo Guarnieri: descrição das fontes na elaboração de uma edição crítica PDF
Alexandre Alves Longobardi, Carlos Fernando Fiorini
O conjunto das Ave Marias de Villa-Lobos - problemas musicológicos PDF
Danilo Martins Ferreira

ST3 - Educação Musical Especial em contextos diversificados

Flexibilidade e adaptação: instrumentos musicais digitais para ampliar a participação ativa de pessoas surdas na música PDF
Thiago Augusto Eugênio Guedes Reis, Sérgio Freire

ST4 - Música e Cultura Digital

Gênero e plataformas digitais de música: um estudo sobre representatividade feminina na playlist do Spotify Top 50 - Brasil PDF
Letícia Alexandra Marques Ferreira, Bruno Westermann
Sugestões de atividades didáticas para o Ensino a Distância da performance para trompete PDF
Érico Oliveira Fonseca, Paulo Adriano Ronqui

ST6 - Música no contexto amazônico

“A gente não tocava no rádio”: um estudo da discografia da Banda Arraial do Pavulagem. PDF
Tainá Maria Magalhães Façanha
A dança como processo de engajamento da audiência nos Arrastões do Pavulagem PDF
Tainá Maria Magalhães Façanha

ST7 - Música Popular e Interdisciplinaridade

Nem todo sertanejo é conservador: Notas sobre uma canção de Marília Mendonça PDF
Vinícius José Fecchio Gueraldo
A articulação entre correntes musicais na obra de Astor Piazzolla PDF
Thomas Fontes Saboga Cardoso
A “performance crítica” do Tamba Trio na canção Só Danço Samba PDF
Paula Faour

SA1 - Composição e Sonologia

Reverberação como ferramenta técnica e estética: breve histórico e desafios de seu uso em áudio multicanal PDF
Fellipe M Martins, Sérgio Freire
Improvisação transmusical: o processo criativo no coletivo Revoada PDF
Alexandre Sperandéo Fenerich, Clifford Hill Korman, José Welligton Santos, Pitter Gabriel Maciel Rocha
Palhetada alternada no violão: elementos para a compreensão de sua dinâmica PDF
Augusto Armondes, Sergio Freire
Vânia Dantas Leite: notas sobre a catalogação de seu acervo e algumas perspectivas musicológicas PDF
Alexandre Sperandéo Fenerich, Bruna Saraiva Melo, Arthur Murtinho

SA2 - Educação Musical

Reflexões sobre as Práticas Pedagógicas de Professores de Flauta Transversal em Conservatórios Estaduais de Minas Gerais PDF
Romario Allef Ribeiro Silva, Tatiane Rocha Matos, Livia Danielle Carvalho Fernandes, Antonio Carlos Guimarães
Antes tarde do que nunca: adultos que buscam aulas de instrumento PDF
Maura Penna, Ingrid Simplício, Ana Rosa Fernandes, Rayssa Melo
Oficinas online de música e violão para pessoas idosas: aproximações entre educação musical, etnomusicologia e teoria social cognitiva PDF
Gustavo Ramos Ferraz
Panorama do Curso de Licenciatura Plena em Música da UEPA em Bragança-Pa PDF
Cláudio da Costa Trindade, Jessika Rodrigues da Silva, Anielson Costa Ferreira, Ozian de Souza Saraiva, Marcus Alexandre Carvalho de Souza, Rafael da Costa Ferreira, Sandreson Marcelo Pereira da Silva
O ensino de música na Congregação Cristã no Brasil: relato da oficina de violino em Vila Velha PDF
fernandes jose fernandes, HELLEM PIMENTEL
Dimensões decoloniais na formação em violoncelo: experiências e proposições a partir da prática da música popular PDF
Mayara de Brito Ferreira, Luis Ricardo Silva Queiroz

SA3 - Etnomusicologia

Conhecimento incorporado e métodos para registro do movimento humano presente no patrimônio imaterial PDF
Luiz Naveda, Marina Fares Ferreira

SA4 - Música Popular

“Acordes que não acabam mais”: um primeiro olhar sobre a tipologia do vocabulário harmônico de Hermeto Pascoal PDF
Felipe José Oliveira Abreu, Wadrian Alefe, Sérgio Freire
Aspectos da edição de performance dos áudios de Zé da Velha no CD Só Gafieira! (1995) PDF
Marcos Flávio Aguiar Freitas
Raphael Rabello e Tom Jobim: Considerações sobre o arranjo de Luiza para violão solo PDF
Luísa Campelo de Freitas
O Grande Circo Místico na imprensa: recepção e crítica da obra de Edu Lobo e Chico Buarque PDF
Luís Felipe Finelli, Edite Rocha
O violão de Romero Lubambo: uma análise da sua improvisação em Mr. Jr PDF
Hiago Aparecido dos Reis Fernandes, Clifford Hill Korman
A concepção de “música popular brasileira” para alunos e professores da Universidade de Música Popular Bituca PDF
Luiz Carlos Figueiredo, Hellem Pimentel

SA5 - Performance Musical

Percepções rítmicas e etnomusicológicas em Capibaribe de Radamés Gnatalli: caminhos performativos PDF
Weliton de Carvalho, Vitor de Souza Ferreira, Luiz Henrique Fiaminghi
Villalobiana n.8 para fagote e piano de Marcelo Rauta: propostas para a construção interpretativa da cadência PDF
Ariana Mendonça Pereira Fernandes, Aloysio Moraes Rego Fagerlande
Multifônicos: estudos e proposições de processos facilitadores para a execução da técnicas estendidas no oboé PDF
Sr Agostinho Fonseca Jr, Sr. Ravi Shankar
Habilidades em piano colaborativo: capacidade e percurso dinâmico do foco de atenção na leitura musical PDF
Taiur Agnoletto Fontana, Maria Bernardete Castelan Póvoas
Estudos de improvisação ao vibrafone a partir de gravações do pianista Amilton Godoy PDF
Carlos Henrique Fernandes, Fernando de Oliveira Rocha
Variações para clarineta no dobrado Saudades de minha terra: reflexões a respeito de uma prática musical militar PDF
Vinicius Fraga, Rafael Fonte

SA6 - Musicologia

Grindnoise Sergipano nos anos 80 e 90: Perspectivas sonoras, metodologias e redes de sociabilidade na construção de uma cultura musical. PDF
Carlos Henrique Morais Alves, Valério Fiel da Costa

SA8 - Subáreas e Interfaces da Música: Musicoterapia, Estética Musical, Mídia, Semiótica

O combate à perturbação estética por meio da convenção na indeterminação cageana PDF
Alexandre Remuzzi Ficagna, Daniel Gouvea Pizaia
Dissonâncias sem preparação: independência e finalidade da música nos argumentos de Artusi PDF
Matheus Rocha Grain, Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas
Colaboração e institucionalização em prol da música contemporânea: o caso do Festival Escuta Aqui! PDF
Sofia Leandro, Levy Oliveira, Rodrigo Frade