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Ensino da música no Instituto de Formação de Professores de Marrere, Província de Nampula
Última alteração: 2023-12-15
Resumo
. A pesquisa visa compreender os principais aspectos que caracterizam a práxis de educação musical no (IFPM)[1], em Moçambique, verificando que saberes docentes são mobilizados pelo professor de música para sua atuação nesse contexto e como o processo de formação musical ofertado pelo Instituto se interrelaciona às definições e aos desafios da educação musical escolar no país. A pesquisa teve os seguintes objetivos específicos: compreender dimensões gerais que estão na base do ensino de música na educação básica de Moçambique; identificar e analisar como tem se caracterizado o ensino de música no IFPM e quais os saberes docentes constituem a prática do professor de música atuante nesse contexto; Verificar como o processo de formação musical ofertado pelo IFPM se interrelaciona às definições da educação musical escolar em Moçambique e conhecer as narrativas dos professores de música do IFPM. De caracter qualitativa, caracterizado como “estudo de caso”. O referencial teórico é fundamentado nos estudos sobre saberes docentes propostos por Shulman (2004), Tardif (2014), e Araújo (2016). Produção de dados: questionário, aplicado a um (1) formador de e 5 formandos, observação participante; entrevistas semiestruturadas; pesquisa documental e estudos bibliográficos. Os resultados demonstram que os saberes docentes do professor de música se constituíram ao longo de sua trajetória educativo-musical, tanto por meio de experiências pré-profissionais vividas como ex-aluno de formação médio profissional de Música, como ao longo de sua trajetória profissional vivida em diversos âmbitos sociais, entre eles, nos projetos musicais na ECA e IFPM
[1] Instituto de formação de professores de Marrere
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