ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Levantamento de tecnologias para a aprendizagem de teoria e percepção musical no ensino superior: editores de partitura e DAWs
Darcy Alcantara Neto

Última alteração: 2023-12-15

Resumo


O isolamento social recomendado para conter a pandemia de Covid-19 trouxe a necessidade da adoção do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo, no ano de 2020. O artigo apresenta objetivos, metodologia e um recorte dos resultados de uma pesquisa conduzida com a intenção de localizar recursos interativos de livre acesso e gratuitos que pudessem contribuir para o desenvolvimento de habilidades na disciplina Linguagem Musical. A base teórica considera textos recentes sobre o uso de tecnologias musicais no ensino superior e também no campo da pedagogia da teoria musical. Foram catalogados recursos nas categorias: editores, jogos e exercícios, repertório, pedagogias e outros. Este recorte apresenta alguns editores de partitura e Digital Audio Workstations e exemplos de comentários didáticos com orientações acerca dos recursos. Com isto, o trabalho oferece alguns subsídios para a proposição de experiências de aprendizagem mais significativas, inclusive após o retorno do ensino inteiramente presencial.

Texto completo: PDF