ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
As canções de câmara de Radamés Gnattali: da performance musical à edição
Luísa Vogt Cota

Última alteração: 2023-09-27

Resumo


O presente trabalho consiste em um recorte da pesquisa que teve como temática as canções de câmara do compositor Radamés Gnattali, seus diálogos e brasilidade. Ao longo da investigação foram coletadas vinte canções em partituras autógrafos, manuscritas por copistas e publicadas em editoras. A edição das canções de Radamés Gnattali não foi a finalidade precípua da investigação, mas o meio para que as obras fossem revisitadas e, a partir disso, pudessem ser compreendidas e lhes fossem atribuídos novos sentidos. A partir do processo de interpretação para performance, essas canções passaram por uma edição interpretativa (Cambraia, 2005) e tiveram um aparato crítico que descreveu as alterações e decisões editoriais.  As edições das partituras das canções de câmara de Radamés Gnattali permitiram não só a salvaguarda do repertório de canção brasileira, mas também a possibilidade de novas interpretações e novos registros das obras desse compositor.

Texto completo: PDF