ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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A “performance crítica” do Tamba Trio na canção Só Danço Samba
Paula Faour

Última alteração: 2023-09-26

Resumo


Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado em andamento que investiga a performance musical de conjuntos com formação de trio a sexteto no período do samba moderno (1955-1967). Baseia-se no estudo de Cyrino (2014), sobre a interpretação da música Desafinado pelo Tamba Trio, no qual a autora conclui que a canção é fonte inspiradora para a performance. Assim, será investigado de que maneira a performance musical do referido conjunto incide na canção bossanovista Só Danço Samba e revela a postura crítica de seus intérpretes. Para tanto, serão feitas transcrições para evidenciar características musicais, relacionadas à forma, ritmo, melodia e harmonia, usadas no arranjo, cuja versão está registrada no LP Avanço (1963). A partir dessas evidências, me apoio em dois estudos sobre performance musical (MONSON, 1996; MICHAELSEN, 2013) e direciono a análise para as implicações de interação e improvisação do conjunto. Parte-se da premissa que o Tamba Trio desenvolve uma “performance crítica”, em analogia ao termo canção crítica de Naves (2010), operando com os conceitos de intertextualidade e metalinguagem. Desta forma, o Trio se aproxima do que é ser “moderno” à época, ao entrelaçar elementos musicais do samba, do jazz e da música erudita. Sem perder de vista o contexto histórico e suas relações sociais, entende-se que reorientar a análise para a performance em conjunto é agregar o olhar dos intérpretes à investigação do estilo musical samba moderno e seus desdobramentos.


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