ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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Três hipóteses sobre o processo de adaptação das instituições sinfônicas ao contexto da política cultural pós-64: um relato de pesquisa
Priscila Alencastre Lopes Santos Souza

Última alteração: 2023-09-25

Resumo


Sob um discurso que clama pela democratização, popularização e inovação na música sinfônica é possível observar um profundo processo de adequação das mais variadas instituições e sujeitos desta tradição musical à racionalidade mercantil. Tal adaptação está ancorada no imperativo contemporâneo de inserção na dinâmica particular das chamadas Leis de Incentivo à Cultura via renúncia fiscal, um dispositivo jurídico que veio a se consolidar como o principal instrumento da política cultural brasileira a partir da Nova República. Dando prosseguimento a este exame, o presente artigo tem por objetivo discutir a relação entre este contínuo de transformações das instituições sinfônicas em novas instâncias de reprodução da indústria cultural metropolitana com a política cultural pós-64, articulando três hipóteses fundamentais que tem norteado uma pesquisa de doutorado em andamento.


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