ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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Outras experiências sensoriais possíveis. Notas preliminares sobre a implementação do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência (NAEP) na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES)
Edimilson Rodrigues de Souza, Gleidson Jordan dos Santos, Monique Traverzim, Rafael Peres Martins

Última alteração: 2023-12-15

Resumo


Este trabalho busca apresentar as experiências relacionadas à implementação do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência (NAEP) da Faculdade Estadual de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (FAMES). Apresenta-se um breve histórico da instituição, ampliação das demandas de acessibilidade e permanência, principalmente após o período de restrição ocasionado pela pandemia, as garantias legais e principais ações realizadas até o momento, no âmbito da graduação e da extensão. Trata-se de um relato de experiência embasado na legislação brasileira pertinente e em autores que versam a respeito da diversidade e das deficiências (DINIZ; SQUINCA; MEDEIROS, 2006; LOPES, 2019), da educação inclusiva e especial de modo amplo (RIOS, 2017) e nas especificidades da educação musical (LOURO, 2006; 2015; MARTINS; SANTOS, 2022). O núcleo tem demonstrado a relevância do atendimento diferenciado e especializado e a necessidade de adaptação das instituições de ensino superior, em especial as de ensino de música, desde a estrutura física aos processos pedagógicos.

 


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