ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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A voz como recurso didático para o ensino de músicas audiotáteis
Felipe Pessin Manzoli, Celso Garcia de Araújo Ramalho

Última alteração: 2023-12-14

Resumo


Neste trabalho, apresentamos um estudo acerca do uso da voz como recurso didático para o ensino de músicas audiotáteis. Para isso, abordamos o tema de forma teórica por meio de uma revisão de literatura, considerando textos relacionados às seguintes áreas de pesquisa: (1) Musicologia Audiotátil; (2) estudos ligados às possibilidades expressivas da voz; e (3) textos que apresentam a voz como um recurso didático. Em um primeiro momento, apresentamos conceitos importantes para a delimitação e classificação de músicas como audiotáteis. Na sequência, apresentamos as especificidades do ensino deste tipo de música. Em seguida, abordamos as particularidades da voz enquanto instrumento didático, por meio da leitura de trabalhos que tratam de assuntos ligados ao objeto de pesquisa deste artigo. Por fim, identificamos exemplos de trabalhos presentes na literatura que tratam da relação entre o corpo e a voz, com o objetivo de perceber as inter-relações possíveis com as premissas epistemológicas desenvolvidas no âmbito da Musicologia Audiotátil. Consideramos sobretudo a importância da racionalidade corpórea para a produção de músicas audiotáteis. As fundamentações apresentadas apontaram para a ideia de que o uso da voz para ensinar músicas de matriz cognitiva audiotátil engendra possibilidades de acesso a estes aspectos expressivos de natureza corpórea.

 


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