ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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Apontamentos sobre a Cartografia e a pesquisa em Educação Musical com crianças
Fabrício Malaquias-Alves

Última alteração: 2023-12-14

Resumo


Este texto, é parte de uma pesquisa de Doutorado em Música, em andamento, e busca apresentar a cartografia como encaminhamento metodológico interessante para pesquisas em Educação Musical com crianças, e especialmente consonante com nossa própria investigação. Por meio de um recorte de revisão bibliográfica, a comunicação se propõe a apresentar, de forma reflexiva, algumas características da pesquisa cartográfica (PASSOS, KASTRUP e ESCÓSSIA, 2015; PASSOS e BARROS, 2015); alguns exemplos de cartografias sobre músicas e crianças (BRITO, 2007; VALIENGO, 2017; MAZIERO, 2021); em diálogo com a Sociologia da Infância (especialmente, CORSARO, 2011; SPYROU, 2018) – perspectiva epistemológica de nosso estudo; além de outras contribuições da literatura. Conclui-se que a pesquisa cartográfica se mostra adequada para acompanhar processos de ensino, aprendizagem e criação musical com crianças, por colocar em evidência a importância das redes e conexões imbricadas nesses processos, permitindo visões mais amplas e matizadas das subjetividades e elementos que compõem os contextos acompanhados.


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