ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Sugestões de atividades didáticas para o Ensino a Distância da performance para trompete
Érico Oliveira Fonseca, Paulo Adriano Ronqui

Última alteração: 2023-10-25

Resumo


Este trabalho propõe a realização de atividades didáticas para cursos de trompete em EaD. O objetivo principal foi descrever como certas tecnologias podem ser utilizadas para a comunicação docente/discente, construção de conhecimento, estímulo à produção de conteúdos didáticos digitais, registro audiovisual de performances musicais e suas posteriores avaliações ao longo do curso. O conteúdo desta comunicação provém de um dos anexos da tese de doutorado defendida pelo primeiro autor, orientada pelo segundo, no ano de 2022. Os processos metodológicos que precederam as sugestões elencadas neste trabalho constituem a maior parte do corpo de texto da tese, que já se encontra publicada e foram: pesquisa bibliográfica de referenciais sobre Educação a Distância; entrevistas semiestruturadas com profissionais atuantes em EaD e plataformas virtuais para ensino do trompete; questionários on-line; pesquisa documental; gravação de performances; criação e análise musical. Como resultados, elaborou-se guias pedagógicos para: gravação de videoaulas expositivas; aplicação de análises interpretativas em editores de PDF como estratégia de preparação de performance musical; proposição de atividades assíncronas e síncronas com seus devidos aspectos organizacionais. Considera-se que este trabalho possa ser útil como norteador didático para docentes e discentes que desejam ofertar conteúdos on-line e em EaD. As gravuras em QR Code exemplificam como esses conhecimentos podem ser ofertados em ambientes virtuais de aprendizagem.


Texto completo: PDF