ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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Ritmos cruzados, polirritmia e estilo: uma análise de solos de Edu Ribeiro em Cebola no Frevo
Otho Guimarães Filho, Fernando de Oliveira Rocha

Última alteração: 2023-10-10

Resumo


O presente artigo busca analisar a presença de procedimentos polirrítmicos dentro dos solos do baterista Edu Ribeiro em quatro versões da música Cebola no Frevo. Como processo metodológico utilizou-se a transcrição de três destes solos, uma transcrição de Augustinis (2021) e a análise deste material. Também, realizou-se um diálogo com a literatura e materiais audiovisuais que abordam o baterista, a polirritmia, a improvisação e o estilo no âmbito musical. Por meio deste processo, observou-se que há o uso de recursos polirrítmicos em todos os solos analisados, com destaque aos ritmos cruzados. Alguns dos fraseados foram recorrentes dentro de um mesmo solo ou dentro de solos distintos. Além disto, compreendeu-se como os recursos polirrítmicos estão inseridos dentro de um estilo do músico enquanto performer e improvisador.

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