ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Um bom professor de música: uma análise das percepções de licenciandos mineiros
Marcus Vinícius Medeiros Pereira

Última alteração: 2023-12-14

Resumo


O texto analisa as percepções de estudantes de um curso de licenciatura em música quanto ao que compreendem ser um bom professor de música. A produção dos dados envolveu os estudantes do primeiro e terceiro períodos de um curso de licenciatura em música mineiro. A análise dos dados foi feita a partir da dimensão da Especialização da Teoria dos Códigos de Legitimação, que permitem compreender os princípios organizacionais das percepções dos estudantes em termos de relações epistêmicas (posse de conhecimentos) e de relações sociais (atributos e características pessoais). Os resultados mostram que a compreensão dos estudantes sobre um bom professor de música organiza-se, predominantemente, em termos de determinados atributos pessoais necessários para o sucesso na profissão. Contudo, à medida em que avançam no curso, é possível perceber a tomada de consciência da necessidade de conhecimentos e técnicas especializadas ligados à docência. A pesquisa terá continuidade ampliando a população envolvida de forma a ser possível construir hipóteses mais consistentes acerca das percepções dos estudantes, esperando contribuir para a compreensão dos processos de afiliação dos licenciandos aos seus cursos de formação.

Texto completo: PDF