ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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A influência intertextual como elemento-chave na performance de MarPROchaKOFIEV das Três Sátiras para Piano de José Alberto Kaplan
Luan Anselmo de Lima, Joana Cunha de Holanda

Última alteração: 2023-09-29

Resumo


Este artigo é um recorte de uma pesquisa que investiga a intertextualidade na música como uma ferramenta essencial na construção da performance musical da obra Três Sátiras para Piano (1979) de José Alberto Kaplan (1935-2009). A discussão é fundamentada por autores como Bakhtin (2003), Klein (2005), Hatten (1985) e Oliveira, Lima (2011). A pesquisa tem por objetivo analisar as múltiplas referências de contrastes estilísticos e estéticos utilizados pelo compositor, a fim de fornecer uma base estilística para a performance musical e explorar as conexões entre os elementos musicais. Além disso, visa contribuir para o enriquecimento da interpretação, a partir das análises sobre as referências intertextuais com foco no movimento MarPROchaKOFIEV, a qual é parte integrante da obra Três Sátiras para Piano. A pesquisa adota uma abordagem analítico-comparativa analisando os aspectos musicais heterogêneos e é caracterizada como documental. Foram incluídas análises comparativas dos textos musicais do compositor referenciado, experimentação ao piano, audição criteriosa e estudo de repertório. Ao compreender essas interrelações, espera-se enriquecer a performance e compreensão da obra.

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