ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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Programa Música na Rede: participação de grupos musicais em eventos de integração sociocultural em escolas do estado do Espírito Santo
Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues

Última alteração: 2023-12-14

Resumo


Este artigo discorreu sobre eventos de integração social a partir da inserção de projetos que visam ações sociomusicais em instituições da educação básica no estado do Espírito Santo. Analisou-se que esta iniciativa pode promover aprendizagens de tocar um instrumento musical ou cantar num grupo coral, mas, também, o envolvimento dos discentes num ambiente atípico e caridoso. Aqui investigados os temas relacionados, sendo: integração social, solidariedade e repertório temático. Para isso, revisaram-se alguns autores afins à temática, tais como: Chauí (1995) e Rodrigues, et al., (2000). A metodologia qualitativa considerou as concepções dos autores revisados, bem como o ponto de vista dos regentes que responderam ao questionário. A análise partiu do cruzamento das concepções de autores e informações coletadas de regentes participantes da pesquisa. Os resultados apontaram a relevância da participação de grupos musicais, comprovado os proveitos de forma recíproca, seja para os discentes, para a escola e para a comunidade local. Tal a estratégia visionária do Projeto Bandas nas escolas do ES e do Projeto Coral nas escolas do ES, modalidades que compõem o Programa Música na Rede do estado do Espírito Santo. Porquanto, são ações que potencializam a educação musical em sua forma integradora, colaborativa e solidária, indo ao encontro das tendências atuais da sociedade em tempos de inclusão social.


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