ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Análise Situacional: uso e desdobramentos metodológicos em Educação Musical
Mônica Luchese Marques, Teresa Mateiro

Última alteração: 2023-12-14

Resumo


Discutimos e apresentamos neste trabalho a escolha metodológica para responder à pergunta central: O que podemos explorar sobre o processo de se tornar professor(a) de música na escola de educação básica durante o estágio supervisionado? Para isso, dividimos o texto em quatro partes: na primeira, apresentamos conceitos, características, perspectivas teóricas e um breve histórico da Teoria Fundamentada. Na segunda parte, descrevemos, brevemente, como a pesquisa foi levada a cabo, destacando o local, o Ateliê Biográfico de Projeto como procedimento metodológico e formativo (auto)biográfico e a organização dos dados, por meio da utilização do NVIVO. Na terceira, abordamos a Análise Situacional como processo analítico para, então, na última parte, darmos dois exemplos de como foram construídos os mapas que evidenciam a gama de elementos existentes na situação estudada, ou seja, no estágio supervisionado.


Texto completo: PDF